Dicas para manter a casa organizada mesmo com crianças

Quem tem crianças em casa sabe o quanto é difícil manter a casa organizada. É claro que é preciso levar em conta a perspectiva de que brinquedos espalhados não significam bagunça. Por outro lado, a organização da casa ajuda a manter o ambiente mais aconchegante para toda a família.

Afinal, como equilibrar isso? Como deixar a casa organizada com as crianças?

Envolva as crianças na organização

Antes de começar, é importante lembrar-se de uma premissa importante: brinquedos espalhados não são sinônimo de bagunça, ainda mais quando a criança está brincando, algo tão importante para seu desenvolvimento. Por isso, não precisa ter tanto rigor para manter o ambiente sem nada fora do lugar. Para manter a organização mínima, porém, é interessante criar o hábito de guardar os brinquedos à noite ou antes de dormir.

Para as crianças maiores é mais fácil ensiná-las sobre a importância de guardar os brinquedos. Os pais podem fazer, inclusive, desse momento uma diversão. Por exemplo, que tal explicar para as crianças que os brinquedos também precisam dormir para poder brincar no dia seguinte? Assim, o momento de organização passa a ser o momento de levar os brinquedos para dormir.

Outra dica é ter armários ou nichos específicos para os brinquedos. Se possível, os brinquedos devem permanecer visíveis para que a criança consiga escolher apenas aqueles que quer usar naquele momento.

É possível, ainda, envolver os pequenos em outras tarefas simples da casa. Arrumar a cama, ajudar a dobrar a roupa ou até secar a louça. Tudo isso traz elementos importantes não só para a organização do ambiente. A criança também passa a aprender sobre como é importante contribuir para o bom funcionamento do lar. São ensinamentos que ajudam na formação da criança.

Como organizar a rotina para facilitar a organização?

Como vimos, o segredo para envolver as crianças na arrumação é tornar as tarefas um momento de diversão. E para facilitar isso no dia a dia é importante organizar um cronograma. As tarefas de cada morador da casa devem estar relacionadas em um papel que pode ficar fixado em algum lugar na casa. É essencial envolver as crianças inclusive no momento de elaboração desse cronograma. Vale utilizar materiais como tintas, canetinhas para tornar esse processo mais lúdico e atrativo.

Nesse cronograma é importante colocar todos os cômodos e as tarefas diárias. Estas tarefas devem ser realizadas para mantê-los minimamente limpos e organizados. Também é possível estipular as tarefas mais pesadas em um dia específico. Um exemplo: aspirar toda a casa no sábado de manhã.

Uma dica importante é lembrar que menos é mais. As crianças não precisam de uma quantidade imensa de brinquedos. Aliás, é até interessante oferecer poucos brinquedos por vez para estimular a imaginação das crianças. Isso também vale para os adultos da casa. Será que realmente é necessário ter tantos enfeites na sala? Quanto mais objetos, mais coisas para arrumar e limpar. Por isso, vale a pena refletir sobre isso.

Não podemos nos esquecer de que o cuidado e a atenção com as crianças são mais importantes do que deixar a casa arrumada. Por isso, vale a pena deixar a louça para depois se o momento pede uma brincadeira divertida com os pequenos.

Uma ideia é contratar serviços de diaristas para realizar a limpeza. Existem empresas que oferecem serviços de limpeza terceirizados e facilitam todo o processo de contratação. Além disso, é uma opção segura para encontrar bons profissionais.

Para saber mais sobre este tipo de serviço, entre em contato conosco.