Dicas para organizar a mala para viagem

Quando planejamos uma viagem, pensamos nos momentos de descanso, nos passeios, na deliciosa comida do nosso destino e tudo mais que iremos descobrir por lá. No entanto, antes que isso aconteça, precisamos passar pelo tão temido momento de organizar a mala. Mas, afinal, o que devo levar? Como fazer tudo caber? E se eu esquecer algo importante?

Ninguém quer ter que carregar peso extra mas, ao mesmo tempo não queremos deixar para trás nada que possa parecer útil durante esse período. O resultado? Quando a viagem termina percebemos que não usamos a metade do que havíamos levado conosco.

Você quer descobrir como otimizar a sua mala utilizando algumas dicas de organização incríveis? Então, fique com a gente até o final deste artigo, combinado?

Por onde começar a organização?

Organizar a mala para viagem não é apenas colocar tudo o que você precisa dentro e garantir (ou ao menos tentar) que não esqueceu nada! Na verdade, o planejamento deve ser iniciado muito antes, com alguns passos simples e extremamente importantes:

  • Faça uma lista: as listas são as nossas “melhores amigas” quando o assunto é organização. Por mais enfadonha que possa parecer a tarefa de preparar uma, tê-la em mãos é um excelente modo de garantir que nada será esquecido no momento de fazer a mala e no momento de voltar para casa;
  • Prepare a mala de acordo com a sua lista: afinal, de nada adianta colocar tudo no papel se você não seguir à risca o que foi anotado. O ideal é começar listando os itens essenciais e, por último, os “não tão necessários”. Assim, caso não sobre espaço suficiente, você pode deixar de fora apenas o que não precisa de verdade;
  • Prepare um kit de primeiros socorros: esse precisa ser o primeiro item da sua lista. Além de medicamentos básicos, coloque no kit produtos específicos, de acordo com o destino, como protetor solar, emplastros para dores musculares, repelentes, pomadas e curativos;
  • Objetos de valor merecem uma bolsa separada: guarde tudo o que for importante na bagagem de mão, mochila ou bolsa. Isso vale para documentos, joias, dinheiro e aparelhos eletrônicos.

Algumas dicas práticas para deixar a mala perfeita

Agora que você já sabe por onde começar a organizar a mala, vamos descobrir as melhores dicas para deixá-la impecável e totalmente funcional?

    1. Use embalagens individuais

Essa é uma excelente maneira de separar os itens por tipo ou ocasião, deixando tudo arrumado e garantindo que você não perca tempo procurando por peças soltas. Uma boa ideia para organizar a mala com essa técnica é investir em embalagens do tipo “ziplock”, por exemplo, e preparar looks completos em cada uma delas.

    1. Enrole as peças

Nada de dobrar da forma tradicional ou jogar tudo de qualquer jeito! A melhor maneira de organizar a mala é pegar cada peça e enrolá-la no formato de um cilindro. O motivo? O volume dos itens pode diminuir consideravelmente e eles dificilmente serão amassados.

Além disso, as roupas enroladas podem ocupar um espaço único, permitindo que todas fiquem à mostra, sem se sobreporem umas às outras.

    1. Utilize cada pequeno espaço

Na hora de prepara a sua mala de viagem, todo espaço extra é bem-vindo! Logo, procure por “buracos” ou lacunas que possam ser preenchidas com objetos menores. Um bom exemplo são as meias, que cabem perfeitamente quando dobradas e colocadas dentro de sapatos e tênis.

    1. Invista em materiais práticos

Que tal trocar as toalhas normais, peluciadas, pelas de microfibra? Além de serem mais finas e, consequentemente, ocuparem menos espaço, elas secam muito mais rápido que as demais.

    1. O clima pode mudar no caminho? Então, não arrisque!

Se o clima do seu destino pode mudar inesperadamente (faça uma pesquisa sobre o assunto antes da viagem), coloque itens que podem lhe “salvar” na parte superior da bagagem.

Caso na sua cidade esteja frio, mas a temperatura possa subir no caminho, tente organizar a mala de modo que uma muda de roupa leve esteja no topo. O mesmo vale para o caso de esfriar, quando é preciso ter um bom casaco ao alcance das mãos sem bagunçar tudo, claro.

Gostou de descobrir mais sobre o tema? Então, aproveite para conhecer e contratar agora mesmo os serviços da Mary Help!