Dicas para reaproveitar o material escolar dos seus filhos

Chega o início de ano, passam as férias e entra em ação a volta às aulas. Para as crianças, pode ser um momento de diversão, de muitas novidades, já para os pais pode significar uma gama de gastos com materiais escolares e livros novos. Mas, e se você reaproveitar o material escolar dos seus filhos?

O reaproveitamento de materiais escolares pode ser uma ótima alternativa para economizar nesse início de ano. Afinal, muitos itens permanecem em ótimo estado e podem ser úteis por mais um ano letivo. Seria um desperdício descartar esses objetos.

Para que você saiba como fazer isso, selecionamos as melhores dicas para reaproveitar o material escolar. Leia mais!

Analise o que pode reaproveitar

Primeiro, verifique os itens de sua lista, seja aquela feita por você ou mesmo a entregue pela escola. Antes de comprar algo novo, faça antes uma análise do que será possível reaproveitar e desde já elimine dessa lista.

Álcool nas canetinhas

Se as canetinhas estão entre os objetos que você selecionou para usar novamente, mas algumas estão um pouco mais fracas, é muito simples. Basta adicionar uma pequena porção de álcool no tubo de tinta para melhorar a qualidade das canetinhas. A tinta reforçada desce mais fácil e dura bem mais.

Cadernos em bom estado

Entre os cadernos, podem ter sobrado muitas folhas em branco e, nesse contexto, jogar fora é um desperdício. Você pode escolher entre arrancar essas folhas e criar blocos de anotações ou usar em fichários. Há também a possibilidade de customização desse caderno, o que pode ser uma atividade interessante para as crianças. Usem a criatividade de vocês.

Comprar livros usados

Como são muitos livros a comprar, veja antes com os pais de alunos que já cursaram o ano letivo em questão e negocie os livros usados. A maioria das pessoas mantém o material em bom estado e essa é uma boa ideia para gastar muito menos com esses itens. São normalmente caros e não gastar o valor na íntegra fará muita diferença.

Limpar a mochila

Sobre as mochilas, nem todos os pais têm condições de adquirir novas todos os anos, principalmente se há mais de uma criança na família. Então, se a mochila está em bom estado e pode servir para mais tempo, faça uma limpeza. Não lave, pois o material não é desenvolvido para isso. A higienização é feita com uma esponja e detergente apenas.

Alongador/extensor de lápis

A última dica é sobre um objeto interessante, o qual é muito usado por desenhistas e outros profissionais: o alongador de lápis. Também conhecido como extensor, possibilita o aproveitamento de lápis pequenos, prolongando o tempo de uso. Isso vale tanto para os lápis de cor quanto para os lápis em grafite.

Viu como é fácil? São detalhes que no fim fazem a diferença em seu orçamento. Não deixe de reaproveitar o material escolar dos seus filhos para economizar nessa época de tantas demandas financeiras.

Gostou do nosso artigo? Entre em contato conosco para saber mais e contratar os nossos serviços.