Dicas para remover manchas de tinta das suas roupas

Quem nunca teve um acidente com tinta naquela peça de roupa tão querida? Pode ser tinta de parede, de cabelo, guache… Se ainda não aconteceu com você, acredite, vai acontecer. E se você tiver filhos, as possibilidades se multiplicam.

As manchas comprometem a aparência da roupa e muitas vezes as inutilizam completamente. Mas existem maneiras muito eficientes que podem te ajudar na remoção dessas manchas e resgatar suas peças. Quando se trata das manchas causadas por tinta, o problema é um pouco mais difícil de resolver, elas são mais persistentes e difíceis de remover, mas com um pouco de paciência conseguimos resolver a maior parte desses acidentes.

Compilamos nesse artigo várias dicas que podem te ajudar a remover essas manchas sem danificar o tecido das suas roupas!

8 dicas uteis para remoção de manchas de tinta

1. Álcool

Com uma toalha ou pano branco velhos por baixo da roupa manchada, espalhe álcool pela mancha com uma bola de algodão (sem sobrepor o tecido não manchado, se a mancha estiver na frente de uma camiseta, por exemplo, não deixe encostar na parte de trás). Conforme a tinta dissolve, ela desce para a toalha embaixo da roupa. Troque o algodão conforme ele fique sujo. Quando sair toda a mancha, lave a peça normalmente.

2. Vinagre Amido

Mergulhe apenas a parte manchada em uma vasilha com vinagre (branco, de preferência, mas pode ser vinagre de maçã), deixe de molho alguns minutos e retire. Faça uma pastinha com duas colheres de sopa de vinagre e duas colheres de amido de milho, espalhando sobre a mancha. Após secar totalmente, raspe todo o resíduo e lave a peça na temperatura mais alta que o tecido permitir.

3. Spray de cabelo

Funciona da mesma maneira que o álcool, basta pulverizar a mancha e limpar com um pano limpo ou um algodão, sem esquecer de colocar o tecido branco por baixo.

4. Detergente e água quente

Molhe a parte manchada com água quente e aplique um pouco de detergente, deixando agir por alguns minutos. Lave a peça na temperatura mais alta que o tecido permitir. Se a mancha não sair, repita o processo até remover, sem deixar que a peça seque antes de terminar.

5. Desinfetante para as mãos

Essa dica age da mesma maneira que o álcool, funciona em manchas a base de óleo e é ótima para quando você não estiver em casa. Basta aplicar um pouco sobre a mancha, deixar dissolver e depois esfregar com um lenço ou pano.

6. Leite

Coloque a parte manchada em uma vasilha com leite e deixe de molho durante a noite. Após, lave a peça normalmente e repita se necessário.

7. Removedor de verniz ou esmalte

Antes de utilizar esse produto, teste em uma parte escondida da peça para verificar se não haverá dano. Se não, repita o mesmo processo que fizemos com o álcool, mas antes de lavar, enxágue a peça para remover o produto.

8. Sal

Esfregue um pouco de sal sobre a mancha, seque com uma toalha de papel e depois escove. Isso ajuda a remover o excesso da tinta assim que a mancha ocorre, após, você pode aplicar outra técnica para remover o restante.

Espero que as nossas dicas tenham te ajudado ou te preparado para emergências futuras!

Você conhece a Mary Help? Acesse o nosso site e conheça nossos serviços!