Dicas para tirar o cheiro dos pets da sua casa

Bichinhos de estimação sempre trazem muita alegria ao lar. São amorosos, companheiros e, claro, muito fofos! Como são, praticamente, membros da família, muitas pessoas preferem mantê-los bem pertinho, dentro de casa.

Porém, manter um pet em casa pode exigir certos cuidados. Alguns animais podem impregnar o ambiente com o seu cheiro característico. Além disso, podem ocorrer acidentes, como xixis em lugares inadequados, como tapetes e sofás.

Cheiros: como lidar?

Na maioria das vezes, o olfato do tutor já está acostumado ao cheiro do pet, por isso muitos nem percebem os odores. São alertados, frequentemente, por visitas ou outras pessoas que não vivem no ambiente.

Para evitar constrangimentos e manter sua casa limpa e acolhedora, confira estas dicas de como tirar o cheiro dos pets de dentro de casa.

Urina

Para retirar o cheiro de urina de cães, você precisa de suco de limão, água e bicarbonato de sódio. Após limpar o local com água e sabão, aplique um pouco da mistura.

Outra dica é utilizar uma mistura de amido de milho com vinagre branco. Aplique no local, deixe agir por três horas e remova-a após esse tempo.

No caso de cheiro de xixi de gatos, esfregue, no local atingido, um pouco de água com gás e deixe secar. Em seguida, coloque um pouco de bicarbonato de sódio e deixe agir por 24 horas.

Cama e brinquedos

A caminha acumula, além de bactérias, pelos e resquícios de saliva e urina, por isso fica com um cheiro característico. Para eliminá-lo, se possível, lave-a na máquina com um pouco de água oxigenada e bicarbonato de sódio.

Caso não seja possível lavar à máquina, passe um pano umedecido em um solução de água e vinagre branco para neutralizar os odores e retirar manchas.
Já os brinquedos do seu pet, devem ser higienizados uma vez por semana. Para isso, basta lavá-los com água e sabão e deixar secar bem antes de devolvê-los ao seu bichinho.

Móveis estofados e tapetes

Faça uma mistura composta metade de vinagre branco e metade de água. Borrife-a em tapetes e móveis estofados, como cadeiras e sofás. Serve muito bem para neutralizar os odores.

Além disso, é importante aspirar sofás e cadeiras e, de preferência, cobri-los com um pano, lençol ou capa, que pode ser lavado com mais frequência.

Para a limpeza dos tapetes, uma dica muito boa é polvilhar bicarbonato de sódio e um pouco de aromatizador de ambientes antes de passar o aspirador. Isso melhora consideravelmente o cheiro.

Banhos

Por último, mas não menos importante, dê banhos regulares no seu pet. A frequência varia de acordo com o porte, a pelagem e a temperatura ambiente.
Via de regra, a indicação é de banhos uma vez por semana. Além disso, escove o pelo diariamente para retirar a sujeira e o excesso de pelos.

A solução ideal

As dicas acima são importantes para eliminar os maus odores, mas não resolvem o problema definitivamente.
Por isso, o mais recomendado, de fato, para manter sua casa sempre limpa e cheirosa, é contratar os serviços de uma limpeza profissional, no mínimo, duas vezes por ano.

A Mary Help oferece mão de obra treinada e qualificada para realização de serviços domésticos e sanitização de ambientes. Entre em contato conosco para saber mais sobre os serviços de limpeza de residência residência e eliminação do odor de pets.