Entenda como fazer a limpeza e manutenção da sua piscina

Se você tem uma piscina em casa, além de todo o conforto e diversão que ela proporciona, com certeza já deve ter proporcionado também alguma dor de cabeça quando o assunto é: limpeza e manutenção. Afinal de contas, piscinas costumam demandar bastante trabalho para que estejam sempre limpas e em boas condições de uso.

Portanto, se você está procurando por dicas sobre como limpar e fazer a manutenção da sua piscina, veio ao lugar certo. É sobre isso que falaremos no post de hoje.

Boa leitura!

Comece pela área externa

Antes de limpar a parte interna da piscina, é importante que você comece pela externa. Isso porque é de lá que vem toda a sujeira que acaba no fundo da piscina. Assim, quando você deixa tudo limpo, as chances de que a piscina volte a sujar antes mesmo da ‘faxina’ terminar diminuem.

Para fazer a limpeza da área externa, utilize produtos de limpeza de acordo com o material que lá existe. E, quando falamos em área externa, não estamos nos referindo apenas a borda da piscina, mas também ao redor, como deck e todo o entorno da piscina. Caso esses locais sejam de diferentes materiais, considere utilizar diferentes produtos de limpeza que respeitem essas particularidades.

Limpeza da área interna

Agora que a área externa já está limpa, vamos à área interna. O primeiro passo é começar limpando o skimmer (que também é conhecido como ‘coadeira’), além do pré-filtro da motobomba da piscina. Afinal, são eles os responsáveis por ‘captar’ e filtrar toda a sujeira que acaba caindo na superfície da água da piscina. Por isso, é indispensável mantê-los sempre limpos.

Limpeza da água

Agora que você já limpou a área externa, bem como o skimmer e o pré-filtro da motobomba, é hora de limpar a água da piscina. Para isso, você pode contar com o auxílio de um cabo telescópico com uma peneira cata-folhas na ponta. Dessa forma, basta ‘peneirar’ toda a superfície da piscina e se livrar do que estiver por ali, como folhas, pequenos bichinhos, entre outros.

Revestimento da piscina

O quarto passo diz respeito à limpeza do revestimento da piscina. Afinal, ele também acaba acumulando sujeiras e, quando sua higienização não é feita de maneira correta, pode até mesmo comprometer a qualidade da água da piscina, já que por ali se acumulam algas, bactérias e fungos.

Para essa limpeza, utilize escovas que sejam macias (de preferência próprias para esse tipo de limpeza). É importante frisar que essa higienização deve ser feita independentemente do tipo de revestimento da sua piscina, e que não é recomendado utilizar escovas com cerdas metálicas ou palha de aço, já que elas possuem ação abrasiva e comprometerão o revestimento da sua piscina permanentemente.

Para finalizar a limpeza da sua piscina, se julgar necessário, conte com o auxílio de um decantador para que ele sugue toda a sujeira que foi retirada das bordas. Essa etapa requer um pouco de paciência, já que leva certo tempo.

Precisando de ajuda profissional para limpar sua piscina? Conheça os serviços da Mary Help!