Faxina X limpeza: conheça a diferença entre os dois

No momento de limpar a casa, existem diversas opções. Por exemplo, é possível fazer uma faxina ou uma limpeza. Mas você sabia que estes conceitos não são a mesma coisa? Quer conhecer a diferença entre faxina e limpeza e acabar de vez com suas dúvidas? Então confira!

Qual é a diferença entre a limpeza e a faxina?

Evidentemente, ambas estas atividades tem o mesmo objetivo, promover a higienização da casa ou apartamento. Porém, existem algumas diferenças entre elas, que podem ser reunidas em três pontos principais: a frequência, a intensidade e as atividades.

Primeiro vamos ao conceito mais geral. A faxina é uma atividade mais completa, ou seja, é um processo de higienização da casa mais minucioso. A limpeza é um processo muito mais simples que visa apenas fazer uma arrumação mais superficial do espaço.

Ambos os processos são fundamentais. Higienizar o ambiente, seja com uma faxina ou uma limpeza, o deixa mais bonito e sem a aparência de sujo. Porém, ele também é importante por uma questão de saúde. Com estes processos, é diminuída a proliferação de microorganismos, o acúmulo de ácaro nas camas, roupas e no sofá, além de diversos outros problemas que podem trazer consequências para os moradores.

Agora que o conceito ficou mais claro, vamos esclarecer a diferença entre os três pontos principais.

Frequência, intensidade e atividades

É importante entender bem esses três pontos para a diferença ficar mais clara, visto que eles estão interligados.

Começando pela intensidade. A faxina é um processo mais pesado, minucioso e detalhado. Ele leva mais tempo, podendo até mesmo separar um dia inteiro para fazê-lo. É um processo tão grande que muitas vezes é contratada uma profissional. Já a limpeza é um processo bem menos intenso, mais superficial e sem grandes detalhes.
Isso por conta do segundo ponto, que são as atividades. Na limpeza é feita apenas uma arrumação nos móveis e objetos da sala para que cada um esteja no seu lugar. Passar um pano ou um aspirador no cômodo para tirar o excesso da poeira, também é uma atividade importante que deve ser feita em cada um deles.

Já a faxina, as atividades são muito mais complexas. Na sala, por exemplo, pode significar mover o sofá, a mesa ou o cômodo em que fica a televisão para fazer uma limpeza mais profunda, nos locais que não são normalmente acessíveis. No banheiro, é feita uma limpeza completa do box e do vaso sanitário. Na cozinha, pode ser passado um produto que remova toda a gordura acumulada.

Com isso, chegamos ao terceiro ponto, a periodicidade. A limpeza é uma atividade muito rápida. Leva alguns minutos, por isso, é feita diariamente em todos os cômodos. É importante ter essa frequência, pois a atividade é responsável por manter a aparência da casa intacta.

A faxina, por ser um processo mais complexo é bem demorado. Pode levar algumas horas e você tem opções de como fazê-la. Pode ser deixado um cômodo por dia para distribuir melhor o trabalho ou separar um dia da semana para fazer a faxina completa da casa. Porém, pode ser que seja necessário fazer a faxina em momentos extraordinários. Por exemplo, se você deu uma festa, chamou os amigos ou cozinhou algo que deixou a cozinha bem engordurada.

Ficou mais clara a diferença? Ainda tem alguma dúvida? Se tiver, entre em contato conosco! E se quiser contar com um serviço de limpeza e faxina profissional, acesse o nosso site!