Férias das crianças: como limpar com os pequenos em casa?

Limpar a casa nem sempre é uma tarefa fácil (até porque por si só, ela já não é tão simples). Quando queremos manter tudo limpo e organizado, isso requer bastante do nosso tempo e espaço para que no fim, tudo fique “um brinco”.
E então, surge o problema da mãe contemporânea: as férias dos filhos. Algumas até brincam dizendo que não veem a hora das aulas voltarem para que o estresse no lar acabe de uma vez – é nas férias que as crianças tem mais tempo em casa para sujar, desarrumar, desorganizar tudo que você consegue manter no lugar quando elas não estão. Não que isso seja o problema, eventualmente essas coisas acontecem, mas para muitas pessoas limpar a casa se torna uma tarefa duplamente complexa quando há crianças em casa.
Qual a melhor forma de limpar a casa nas férias das crianças? Vamos te mostrar algumas dicas que podem funcionar muito bem na hora da faxina.

O QUE É UMA CASA LIMPA?

A primeira etapa antes de passar para os panos e vassouras é pensar o que exatamente é o seu conceito de casa limpa. É necessário compreender que não há como fazer o impossível quando os filhos estão em casa. Conviver com mais pessoas no lar, principalmente quando essas pessoas ainda não são adultas, exige muita paciência e, claro, perseverança.
Se você estiver disposta a fazer a faxina essencial que limpa e organiza o que estava fora dos trilhos, a sua tarefa já estará concluída. Talvez o sonho de manter a casa brilhando precise ser colocado na balança com as limitações da realidade. E isso não é algo negativo. Na verdade, vai apenas te ajudar no momento de se preparar para começar a limpar a casa.

AMIGOS, NÃO INIMIGOS

Crianças fazem a bagunça – deixam prato onde não devem, usam mãos sujas para pegar roupas limpas, esquecem os brinquedos por aí, largam a cama desarrumada, etc. Às vezes você tem até mesmo a sensação de que elas fazem de propósito, porque provavelmente não é a primeira vez que eles fazem isso.
E então, surge a impressão terrível de que você é a única pessoa procurando fazer algo pela família e os outros não estão colaborando. Afinal, por que eles não entendem que você quer deixar a casa limpa e bem arrumada?
Essa é a questão: acabamos por estabelecer, às vezes inconscientemente, a ideia de que as crianças desarrumam e os pais arrumam. Por que manter esse padrão quando você pode aproveitar a oportunidade para fazer todos aprenderem algo sobre organização e responsabilidade?
A frase aqui é – trabalhe com seus filhos, não contra eles. Você pode até se chatear quando eles esquecerem de algo que você pediu para eles fazerem, mas se procurar manter o esforço de lembrá-los de que suas obrigações são apenas para seu próprio bem pode mudar toda uma rotina. E momentos como esse podem tranquilamente acabar se tornando uma deixa para que a família crie laços ainda mais fortes, onde todos sabem o que devem fazer para ajudar uns aos outros.
Está com dificuldades para manter tudo limpo? Entre em contato com a gente para contratar nossos serviços.