Fogão enferrujado? Truques simples e eficazes para tirar essas manchas

Sem dúvidas o fogão é um dos utensílios domésticos mais utilizados pelos moradores de uma residência e em estabelecimentos de alimentação. A quantidade diária de gorduras, molhos, líquidos e pedaços de comida que se acumulam nesse eletrodoméstico é muito grande, provocando sujeira, manchas e ferrugem rapidamente após a compra. A oxidação do ferro, também chamada de ferrugem, é um dos piores pesadelos dos donos de casa e de restaurantes nos fogões.

O uso constante, o ambiente onde o fogão está e a forma como o mesmo é limpo são algumas das principais causas do enferrujamento precoce desse utensílio. Além disso, quanto mais tempo de uso e mais antigo o fogão for, é comum que a ferrugem comece a aparecer depois de um tempo. Os próprios fatores naturais do ambiente, como a umidade e a falta de ventilação, podem provocar esse efeito indesejado. Apesar disso, muitas pessoas continuam utilizando o fogão mesmo quando este atinge esse estado, o que pode prejudicar a qualidade da comida e ser uma ameaça para a saúde dos usuários.

Diferentemente do que muitas pessoas fazem, jogar fora um utensílio por conta de ferrugem não é a melhor e nem a única opção. É possível recuperá-los com alguns truques e hábitos simples que, além de remover as manchas provocadas por esse fator natural, são capazes de evitar que o mesmo volte a acontecer tão rapidamente. Por isso, separamos três dicas poderosas e naturais de como limpar o fogão e retirar as manchas de ferrugem. Confira:

Vinagre branco

Com certeza, toda residência tem guardado em seu armário de cozinha um vinagre branco. Apesar de ter sua finalidade de temperar alimentos, o vinagre branco é poderoso para remover manchas de ferrugem, além de ser um removedor natural e ecologicamente correto.

O vinagre reage com a ferrugem, dissolvendo-a no metal graças aos seus componentes ácidos. Basta encharcar um pano com o vinagre e passá-lo sobre a superfície do fogão que está danificada. Ou, caso a sujeira seja muito grande ou a ferrugem seja muito espessa, pode-se depositar o vinagre sobre o local, deixá-lo agir sozinho dissolvendo a ferrugem por cerca de 24 horas e, após isso, passar um pano úmido com mais vinagre para a remoção final.

Bicarbonato de sódio

Bastante conhecido entre as pessoas para diversas finalidades, o bicarbonato de sódio reage com as moléculas orgânicas da ferrugem, dissolvendo-a de forma rápida e fácil. Para a aplicação, o recomendável é misturar o componente com água até criar uma pasta mais consistente. Deposite a mistura no local com manchas de ferrugem e deixe agir por algumas horas. Depois, basta passar um pano úmido para remover a ferrugem que foi dissolvida.

Limões

O sumo do limão é bastante utilizado para limpezas, sendo componente bastante comum em produtos químicos. O ácido cítrico é o responsável pela reação do alimento com a remoção da ferrugem. Basta cortar um limão ao meio e esfregá-lo diretamente no local manchado até a remoção da ferrugem. Quando a ferrugem está em um estado mais grave, opte por depositar o sumo junto com um pouco de sal no local, e deixe agir durante 24 horas, retirando a ferrugem com um pano no dia seguinte.

Está precisando de uma limpeza em seu ambiente? A Mary Help pode te ajudar! Acesse o site e contrate nossos serviços: https://www.maryhelp.com.br/