Hábitos para ter um consumo mais consciente dentro de casa

Muitos de nós estamos acostumados a comprar, algumas vezes apenas por passatempo, e não há problema nenhum nisso. Porém, o consumo exagerado pode gerar impactos negativos em nossas vidas, desde questões financeiras até psicológicas. Além disso, esse consumo também pode contribuir para a degradação do meio ambiente.

Como achar o ponto de equilíbrio entre o consumo e a sustentabilidade? Preparamos um artigo muito legal para te ajudar a adaptar alguns hábitos e tornar o seu consumo mais saudável para o seu bolso e para a natureza. Continue com a gente!

Dicas para um consumo mais consciente no dia a dia!

1. Faça uma lista!

Quantas vezes você foi até o mercado para comprar dois ou três itens e acabou saindo com um carrinho cheio? Isso é muito comum! E com essa prática acabamos por comprar muito além do necessário, gerando um desperdício mesmo sem querer. Para mudar esse hábito, confeccione uma lista de compras antes mesmo de sair e procure se manter nesse planejamento, evitando compras por impulso!

Selecione cuidadosamente os perecíveis que você necessita e suas respectivas quantidades, armazenando frutas e verduras já lavadas, em sacos plásticos ou potes, além de congelar o que puder.

2. Recicle e reutilize!

Algumas partes de alimentos que costumamos jogar fora, podem ser utilizados em receitas diferentes e criativas. Além disso, em vez de fazer uma nova refeição, por que não aproveitar as sobras para um prato novo e diferente?

Aproveite caixas e embalagens usadas para confeccionar novas coisas de maneira a reduzir a compra de novas coisas e diminuir o descarte de lixo.

3. Use eletrodomésticos mais econômicos

Ao adquirir um novo equipamento, coloque em sua lista de critérios a serem analisados, o selo Procel. O Programa Nacional de Conservação de Energia ajuda a identificar entre os produtos aqueles que são mais econômicos.

Os aparelhos que consomem menos energia te ajudam a economizar no orçamento, além de contribuir positivamente para o meio ambiente.

4. Economize água e energia

Além de utilizar eletrodomésticos mais econômicos, você pode reduzir o seu consumo de energia com algumas ações simples:

– evite secar roupas atrás do refrigerador;
– diminua o uso do ar condicionado;
– descongele alimentos naturalmente, evite o micro-ondas;
– regule o termostato da geladeira de acordo com as estações.

Além disso, reduza o consumo e o desperdício de água, reaproveite água da máquina de lavar para a lavagem de garagem e quintais e, se possível, colete água da chuva para rega de plantas, por exemplo.

5. Dê preferência para as empresas que possuem Responsabilidade Social

Ao apoiar uma empresa que possui em seus métodos ações voltadas à preservação do meio ambiente e ao consumo sustentável. Procure instituições que pratiquem reflorestamento, redução de consumo de água, não realizem testes em animais ou reduzam a emissão de poluentes, por exemplo.

Mantenha em seu dia a dia o foco em contribuir com o meio ambiente, até mesmo em ações pequenas, como dar preferência a produtos com embalagens recicláveis, evitar o uso de canudos plásticos, até mesmo fechar a torneira ao escovar os dentes. É responsabilidade de todos conservar o nosso planeta para as gerações futuras.

O que você achou do nosso artigo? Acesse o nosso site e conheça todos os nossos serviços! Além disso, você pode encontrar diversos posts com assuntos interessantes para o seu dia a dia!