Ideias sustentáveis para você aplicar hoje mesmo na sua cozinha

Olhando para o mundo à nossa volta, vemos que a sustentabilidade deixou de ser apenas uma opção. Hoje, ser sustentável é um dever de todo ser humano. Afinal, precisamos cuidar dos recursos naturais que temos hoje, para preservá-los para as próximas gerações. Assim, separamos algumas ideias sustentáveis bem bacanas para você transformar sua cozinha em uma amiga da natureza. Confira!

3 ideias sustentáveis para a sua cozinha

1. Seja minimalista

Não é raro vermos cozinhas com excessos de potes, talheres, pratos, canecas, entre outras peças. Sempre temos aquela desculpa de ser algo especial para ser utilizado em momentos de comemoração ou pensamos naquela frase clássica: “Vai que algum dia eu preciso”.
No entanto, esse tipo de comportamento só faz mal a nós mesmas e ao planeta. Não precisa ser radical e jogar tudo fora: olhando para seus utensílios, no fundo você sabe o que realmente faz parte do seu dia a dia e o que não precisa. Para ajudar na seleção das peças, tenha o seguinte pensamento: ”Se eu não usei no último ano, não é importante”.
Separe o que utiliza no seu cotidiano e tenha sim, peças separadas para utilizar em momentos especiais. A ideia é desapegar de tudo o que é excessivo e doar os utensílios que não usa para instituições de caridade, bazares beneficentes, ONGs e outros projetos sociais.
E lembre-se! Após fazer esse detox nos armários, se precisar de uma ajudinha para limpar a casa, entre em contato conosco!

2. Separe os lixos

Se separar o lixo orgânico do inorgânico já é realidade no seu dia a dia, parabéns! Se você não costuma fazer essa seleção, já está na hora de colocar a ideia em prática. Afinal, separar o lixo é fundamental para uma reciclagem eficiente, contribuindo para a preservação do meio ambiente e da saúde pública.
Não precisa de muito, basta ter dois recipientes diferentes para a destinação de cada tipo de lixo. Restos de comida, pedaços de frutas e vegetais e cascas de ovos, por exemplo, devem ser colocados em um recipiente. Embalagens plásticas, vidros, alumínio e papéis em outro. Só essa dica já faz uma grande diferença para uma cozinha mais sustentável.

3. Tenha uma composteira

Com o lixinho orgânico da sua cozinha, você pode criar sua própria composteira doméstica. Quando o resíduo molhado é descartado em aterros e lixões, pode contaminar solos, ar e lençóis freáticos. Além disso, por ocuparem bastante espaço (mais de 50% do lixo total que produzimos), podem ficar sem tratamento e produzir gás metano, muito mais prejudicial para o efeito estufa que o carbônico.
Fazer a sua própria composteira não é difícil e traz benefícios bem expressivos para o meio ambiente.

Dicas extras

A sustentabilidade na cozinha também pode ser alcançada com pequenas ações no dia a dia. Confira alguns exemplos:

  • Deixe os alimentos descongelarem naturalmente, economizando assim, energia elétrica;
  • Enquanto não utilizar os aparelhos elétricos, como torradeira e micro-ondas, mantenha-os desligados;
  • Prefira comprar frutas e verduras na feira, ao invés de no supermercado. Assim, você apoia pequenos produtores locais e pode optar por produtos orgânicos;</li
  • Utilize produtos como o álcool, o bicarbonato de sódio e o vinagre de maçã para ajudar na limpeza da casa;
  • Esteja atenta à potência da sua geladeira, adequando-a de acordo com a temperatura ambiente. Durante o inverno, ela pode ficar na potência mínima, por exemplo;
  • Verifique sempre a validade dos produtos. Deixe mais à vista aqueles que estão mais próximos de vencer para evitar o desperdício de alimentos.

Viu como ter uma cozinha sustentável não é um bicho de sete cabeças? Que tal colocar as dicas em prática e ajudar a natureza, sua saúde e seu bolso?