Misturas de produtos de limpeza que são muito prejudiciais

Na hora de realizar as limpezas periódicas, é natural que sempre seja feito o possível para tornar a atividade mais prática e eficiente, a fim de gastar menos tempo e atrair resultados que certamente renderão uma sensação de bem-estar ou até mesmo alguns elogios pelo capricho.

Um exemplo dessa otimização é a mistura de produtos de limpeza. Mas será que essa atitude sempre é algo positivo?

A verdade é que muitas misturas podem ser extremamente perigosas à saúde e até mesmo aos locais em que será utilizada. Por isso, separamos especialmente para você as 5 misturas de produtos que são muito prejudiciais.

Confira, a seguir:

1. Água Sanitária e Vinagre

Ambos parecem inofensivos em um primeiro momento, inclusive por sua relação direta com a assepsia de alguns alimentos, principalmente saladas. Porém, a mistura entre eles pode resultar em vapores extremamente nocivos, como por exemplo, o gás cloro.

Isso pode causar queimaduras graves nos olhos e no pulmão, além de outros problemas seríssimos de intoxicação.

2. Bicarbonato de Sódio e Vinagre

A não ser que o seu intuito seja produzir uma bomba, fique longe dessa mistura. Talvez você pense que essa ideia seja exagerada, porém, existem grandes chances dessa mistura se tornar explosiva.

Além disso, como um é uma base e o outro ácido, o resultado da mistura entre eles é o acetato de sódio e isso significa que ele simplesmente perdeu todas as propriedades de limpeza.

3. Desinfetantes e Água Sanitária

Talvez a mais comum das misturas feitas, por seus efeitos serem menos palpáveis, vista a desinformação de quem faz. O produto gerado por essa junção de substâncias é a cloramina, que gera alergias e inflamações quando inalada ou em contato com a pele. A curto prazo de exposição pode gerar apenas irritações, mas a longo prazo, provoca lesões nas mucosas e pode gerar danos mais graves.

4. Alvejante e Vinagre

Por mais que pareça uma ideia interessante para tirar manchas de roupas em algumas ocasiões, deve-se evitar que essa mistura seja feita. Efeitos são os mesmos da mistura entre desinfetante e água sanitária, ou seja, o produto é um vapor corrosivo e extremamente tóxico que afetará os pulmões e mucosas a curto e longo prazo.

5. Água Sanitária e Álcool

Mais uma vez, a água sanitária é citada como a grande vilã das misturas. Sua composição realmente abre espaço para esse tipo de situação, uma vez que é um produto abrasivo forte, ou seja, utilizado para situações de limpeza mais pesada e com necessidade de eficácia.

Quando misturada com álcool, resulta em clorofórmio e ácido muriátrico, que são extremamente tóxicos e atingem:

– Olhos;
– Pele;
– Pulmões;
– Sistema nervoso;
– Fígado;
– Rins.

Essa mistura é inclusive tão perigosa que em graus mais altos de contato podem ocorrer tontura e enjoos, perda da consciência e até mesmo a morte. Por isso, deve-se evitar a todo custo.

Se você gostou do nosso conteúdo, não deixe de acessar o nosso site para mais dicas e também entrar em contato conosco para uma solução.