Motivos para investir em sanitização de ambientes no seu comércio

Seu consultório odontológico deve realizar a limpeza e higienização adequada de seus ambientes como uma forma de preservar não apenas seu negócio funcionando, mas também a saúde de seus pacientes.

Nesse contexto, cabe dizer que toda a equipe deve ter conhecimento sobre as regras de limpeza e higienização a serem seguidas nesse processo.

Para te ajudar, elaboramos este conteúdo para apresentar algumas dicas sobre como realizar a limpeza e higienização adequada do seu consultório odontológico. Assim, não deixe de conferir, em?

Entenda que limpeza é diferente de higienização

É comum as pessoas tratarem limpeza e higienização como sinônimos ou processos iguais, o que não é verdade. Por isso, como primeira dica, entenda que limpeza é diferente de higienização. Compreender isso é o primeiro para que faça uma boa limpeza e higienização de seu consultório.

Então, a limpeza é a primeira etapa do processo, responsável por preparar o ambiente ou instalação para produtos mais resistentes que virão posteriormente, removendo qualquer sujeira superficial como poeira ou restos de alimentos.

A higienização, também conhecida como sanitização, deve ser feita após a limpeza. Este processo é responsável pela eliminação de microrganismos vivos, como bactérias e vírus, por exemplo.

Planeje a limpeza de seu consultório

Em seguida, planeje a limpeza de seu consultório, separando os materiais necessários para que esse processo ocorra de forma ágil e produtiva. Por exemplo, separe os materiais necessários para a limpeza, como vassoura, pano de diferentes tamanhos e texturas, entre outros produtos específicos.

Planejando sua limpeza, fica mais fácil desenvolvê-la dentro de um tempo considerado ideal. No entanto, quando não se dá atenção a isso, certamente a limpeza ocorre de qualquer forma, gerando prejuízo tanto financeiro como de tempo.

Nesse processo, além de ser necessário separar os produtos de limpeza, a exemplo dos que destacamos, também faça o mesmo quanto aos equipamentos de proteção individual (EPI), como luvas de borracha, máscara, gorro, óculos de proteção etc. São ferramentas que podem proteger sua saúde quando estiver em contato com produtos químicos, como cloro, água sanitária, entre outros.

Faça a higienização de seu consultório odontológico

Após realizar a limpeza de seu consultório odontológico, removendo sujeiras sólidas, como papel, resto de material de escritório e outros, faça a higienização de seu ambiente.

Para isso, será necessário, como destacamos, contar com produtos específicos, que sejam capazes de sanitinizar seu ambiente, ou seja, eliminar agentes que podem comprometer sua saúde, bem como a de seus pacientes. Há no mercado inúmeros produtos voltados especificamente para a limpeza de ambientes de saúde, como álcool especial (com determinado teor), antisséptico, saneante, detergente e outros.

Agora que você sabe como realizar a limpeza e higienização adequada do seu consultório odontológico, não deixe de colocar as dicas que fornecemos aqui em prática. Dessa forma, podem-se alcançar resultados melhores no processo de limpeza de seu ambiente de saúde.

Saiba que você pode contar com a nossa equipe de profissionais para realizar a limpeza adequada de seu consultório odontológico. Entre em contato conosco agora mesmo e saiba mais sobre nossos serviços! Que tal?