Mudança de estação: hora de fazer aquela limpa no guarda-roupa e desapegar!

Toda mudança de estação indica que chegou a hora de fazer uma limpa no guarda-roupa e desapegar de peças antigas e em boa condição. Não sabe por onde começar? Siga as dicas que preparamos.

Abrindo Espaço no Guarda-Roupa

O consumo exagerado é um problema frequente enfrentado por diversos brasileiros e para manter qualquer ambiente organizado, sem perdas de tempo na hora de escolher o que vestir, é imprescindível promover uma limpeza a cada mudança de estação.

Agora que estamos no inverno, os casacos, lenços e cachecóis tomam o lugar de peças leves, que podem ser armazenadas em caixas organizadoras até serem novamente necessárias. Para ser mais fácil visualizar o que deverá ser guardado, todas as peças devem ser retiradas dos armários e colocadas em cima da cama.

Entendendo o Espaço Disponível

Independentemente do tamanho do seu guarda-roupa ou cômoda, será necessário organizar conforme prioridade. Mas primeiro: após retirar todas as peças, faça uma limpeza com água oxigenada, mantendo o líquido durante 15 minutos e, após isso, bastará remover com um pano seco. Preparamos um artigo sobre o uso da água oxigenada como desinfetante que vale a pena ser lido .

Feito isso, perceba o espaço disponível e organize mentalmente onde cada peça será organizada e de que forma (tipo, comprimento ou cor, por exemplo). As peças básicas e aquelas que serão mais utilizadas devem ficar sempre à frente, enquanto as menos utilizadas, ao fundo.

As roupas da estação anterior poderão ser armazenadas em caixas organizadoras, conforme o item anterior, ou em um espaço mais reservado do guarda-roupa. Isso evitará transtornos no dia a dia.

Peças Para Doação

Qualquer peça, seja da estação vigente ou da anterior, que não servir ou estiver sem uso há mais de um ano, pode ser separada para doação. Lembrando que esse ato é diferente do descarte e toda peça a ser doada deve estar em boas condições de uso, além de limpas. Roupas com furos, manchas ou rasgos devem ser descartadas ou utilizadas para outro fim como, por exemplo, a limpeza da casa.

Organizando o Guarda-roupa

Chegada a hora de dobrar as peças, opte pela forma que possibilite um menor volume por peça. Se a roupa demandar um cabide, busque adequar o peso da peça ao material do cabide e, se possível, utilizar um cabide por peça. Isso evitará a sobrecarga e dará um aspecto mais organizado ao guarda-roupa.

Gavetas menores podem ser utilizadas para roupas íntimas e de banho, além de meias, cachecóis e itens menores. O peso das roupas deve ser considerado também na hora de utilizar as divisórias do guarda-roupa.

Organizar é Otimizar Tempo

Tudo organizado? Invista em aromatizadores ou borrifadores para deixar as roupas cheirando à limpeza. Produtos antimofo também podem ser utilizados para manter as peças utilizáveis por mais tempo. Faça o descarte das peças inutilizadas e organize as peças para doação em caixas de papelão.

Outra boa dica é etiquetar as caixas das roupas de outra estação para evitar transtornos na hora de realizar novamente a troca.

Entre em contato para conhecer nossos serviços de limpeza.