O que eu preciso saber dos rótulos de produtos de limpeza?

Quando falamos de limpeza, também estamos falando de cuidado e, principalmente, de segurança. Os produtos utilizados envolvem elementos químicos fortes que, quando mal aplicados, podem prejudicar seus bens e a sua saúde.

Ler os rótulos desses produtos de limpeza com muita atenção é fundamental para conseguir resultados positivos. Continue lendo para saber mais.

Principais informações

Os rótulos são os principais meios de comunicação entre o fabricante e seus consumidores. Neles você sempre encontra todas as informações que precisa para comprar o produto mais adequado para cada parte da casa, material da superfície ou textura do objeto. Algumas informações são cruciais para a eficácia do produto, como:

Função

Para garantir uma limpeza eficiente, em primeiro lugar, devemos observar o propósito do produto, ou seja, a sua principal função. Aplicar um limpa-vidros na tela de uma televisão ou de um computador, por exemplo, só vai piorar a situação e causar prejuízos financeiros.

Cada produto de limpeza tem a sua composição química para determinado material ou objetivo. Detergentes para louças possuem agentes desengordurantes e também eliminam sujeiras, mas não são tão eficazes para a limpeza de locais que acumulam gorduras mais pesadas. Para isso você encontrará outro produto específico.

Saber escolher corretamente, além de resolver e facilitar a limpeza dos ambientes, também é bastante econômico, afinal, comprar um monte de produtos que não vão resolver o problema sai muito mais caro, não é mesmo?

Modo de Aplicação

Não se engane: acertar na escolha do produto ideal para a superfície ou o ambiente não é suficiente na hora de garantir uma limpeza correta. É preciso respeitar a forma de aplicá-lo. Não seguir as informações do rótulo quanto a isso pode arruinar a sua faxina!

Um ótimo exemplo é a água sanitária. Um dos produtos mais eficientes quando se trata de manter as bactérias longe das nossas vidas e também um dos mais versáteis. Serve tanto para limpezas pesadas, como a higienização de vasos sanitários, quanto para eliminar manchas mais densas em roupas claras. Mas exige muita atenção às medidas e proporções.

Muitos produtos de limpeza precisam ser diluídos em água antes da aplicação. Ceras para pisos costumam variar muito nesse sentido. Outros produtos vão precisar de tempo para agir, como é o caso dos desinfetantes, e respeitar o tempo de ação indicado no rótulo é essencial para que o local realmente fique limpo.

Armazenamento

Outra informação importantíssima indicada no rótulo é a forma correta de armazenar os produtos. Como envolvem muitos elementos químicos, guardá-los de qualquer jeito pode promover reações dentro da embalagem, tornando o produto inútil e, até mesmo, perigoso.

O local e a exposição ao calor são fatores que costumam aumentar os riscos. Produtos de limpeza podem reagir com outras substâncias, podem ser inflamáveis e contaminar alimentos. Siga as orientações do fabricante para a segurança de todos.

Regulamentação

Evite comprar produtos sem rótulos ou fazer misturas caseiras. Improvisar com produtos químicos nunca é uma boa ideia! Consuma produtos devidamente regulamentados pela ANVISA para ter as orientações corretas.

Quando for contratar uma equipe de diaristas para limpeza residencial ou empresarial, busque a agência que tem a mesma preocupação. A Mary Help é uma empresa pioneira no setor e preza pelo rigor na hora de formar suas equipes. Conheça e contrate nossos serviços específicos aqui.