Os cuidados que você deve ter com pratos e copo ao lavar louça

Lavar a louça é uma tarefa universal que parece simples e intuitiva, certo? O que muita gente não sabe é que existem alguns cuidados específicos preciosos que podem ser tomados com pratos e copos na hora de higienizá-los na pia.

Hoje, nossos experts aqui da Mary Help prepararam uma lista especial com algumas dessas orientações. Adotando essas dicas, é possível aumentar a vida útil de seus utensílios e otimizar a tarefa de limpá-los após as refeições.

Confira!

A ordem dos fatores

O debate bem humorado sobre qual utensílio deve ser lavado primeiro é um clássico nas rodas de conversa brasileiras, bem como nas redes sociais, em que volta e meia o assunto vira meme.

Se não há uma resposta correta para a questão, em contrapartida, existe uma dica da ordem que pode facilitar seu trabalho: lave os copos primeiro.

Como são utilizados exclusivamente para líquidos, esses recipientes não costumam estar engordurados. Talheres, pratos e panelas, por outro lado, sempre saem do almoço ou da janta com alguma camada de gordura.

Lavando os copos primeiro, você impede que os resquícios de oleosidade de outros objetos passem para eles, evitando retrabalhos e otimizando a tarefa.

Cuidado com a temperatura da água

Um detalhe que merece atenção redobrada é o quão quente ou fria está a água da torneira antes que seus pratos e copos entrem em contato com ela.

Isso porque objetos de vidro armazenados ou expostos à temperatura ambiente podem trincar, ou até mesmo quebrar, se forem lavados com água fervente.

Para evitar acidentes domésticos e a perda de utensílios, vale resistir alguns segundinhos nos dias mais duros do inverno e manter o aquecedor desligado.

Deixando pratos e copos de molho

Agora que você já sabe que não é recomendado expor pratos e copos de vidro à água quente, pode surgir a dúvida: como, então, deixar esses objetos de molho?

Nesse caso, vale substituir a água fervente por uma mistura de água morna com duas colheres de água sanitária. Mergulhe os recipientes no líquido e deixe descansando por pelo menos 10 minutos. O efeito será o mesmo de soluções preparadas em temperaturas mais altas.

Sabão ou detergente?

A missão de escolher sabão ou detergente vai muito além de uma preferência pessoal. Ambos têm suas particularidades, indicações e contraindicações.

O detergente é um produto criado para remover camadas densas de gordura. Por isso, é adequado para os pratos (além de talheres, panelas, e outros itens que entram em contato direto com a comida).

No entanto, uma problemática é que a composição química dos detergentes costuma ressecar a pele no longo prazo. Prefira sempre usar luvas de borracha no momento de higienizar a louça.

Já o sabão maltrata menos as mãos em relação a outros produtos de limpeza. Contudo, não é a melhor escolha para utensílios que peçam uma limpeza mais reforçada. De modo geral, é boa pedida para os copos.

Ah, e vale lembrar: o sabão mais adequado para lavar louça é o sabão de soda. As outras opções disponíveis no mercado são mais recomendáveis para a lavagem de roupas.

Quer contratar uma diarista que saiba tudo sobre as melhores técnicas para cuidar da sua louça? Conte com a Mary Help! Clique aqui agora mesmo para que possamos te ajudar.