Passo a passo para higienizar alimentos de forma correta

A higienização correta de alimentos como frutas, verduras e legumes voltou a ser um assunto recorrente após o início da pandemia. Entretanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas a respeito de como executar essa tarefa que, à primeira vista, parece muito simples.

Além disso, essa simplicidade é o que faz muitas pessoas acabarem cometendo erros. Logo, a maneira mais comum de executar essa tarefa, que faz parte do cotidiano de qualquer um, é lavar os alimentos com água corrente e, posteriormente, armazena-los.

Vale ressaltar que embora não se tenha registros de contágio da Covid-19 a partir do contato ou da ingestão de alimentos, é válido ressaltar que existem outras doenças que podem ser contraídas em razão da má higiene. E, em geral, elas poderiam ser evitadas com alguns passos simples.

Portanto, este artigo pretende ajudar você a descobrir exatamente o que fazer para atingir esse objetivo.

Os erros mais comuns na higienização de alimentos

De acordo com um levantamento realizado pelo Centro de Pesquisas em Alimentos da Universidade de São Paulo (FoRC-USP), quando se fala a respeito de frutas, o equívoco mais comum é usar apenas água na higienização. O erro citado foi cometido por 17,9% das pessoas entrevistadas.

Quando se fala a respeito das verduras, o mesmo cenário se repete e 17,4% dos entrevistados afirmaram fazer uso apenas de água. Esse uso não é eficaz no sentido de combater as possíveis doenças e, portanto, a forma correta seria seguir o passo a passo descrito abaixo.

Como higienizar vegetais e frutas

A higienização dos vegetais e frutas deve ser feita, primeiramente, removendo as partes estragadas caso exista essa necessidade. Posteriormente, eles devem ser lavados em água corrente. No caso das verduras, é importante dar atenção a todas as folhas e lavá-las individualmente.

Então, o próximo passo seria colocar os alimentos em uma bacia contendo 1 litro de água e 1 colher de sopa de água sanitária. Caso seja necessário aumentar as quantidades, a proporção indicada deve ser mantida. Vale ressaltar que os vegetais e frutas devem ser mantidos dessa forma por dez minutos.

Depois de passado esse tempo, enxague os alimentos em água corrente. Entretanto, é importante ressaltar que eles não devem ser guardados imediatamente. É preciso que primeiramente sequem de forma natural.

Mas, caso não seja possível esperar esse tempo antes do armazenamento, deve-se fazer uso de utensílios específicos para esse fim, como panos que não tenham sido previamente utilizados em outras coisas. Ademais, vale ressaltar que eles devem ser preferencialmente novos e destinados apenas para esse propósito.

Lembre-se de lavar as mãos

Embora a higienização dos vegetais e frutas seja muito importante para prevenir a contaminação, é válido lembrar que existe uma medida ainda mais simples para assegurar que isso não aconteça: lavar as mãos.

É importante se lembrar de fazer isso antes de manipular alimentos, visto que as mãos podem trazer impurezas tanto de outras partes da casa quanto da rua.

Para mais dicas de limpeza e para contratar serviços especializados, entre em contato com a Mary Help através do site.