Personal organizer: quais as funções desse profissional?

Com a vida cada vez mais corrida, as pessoas têm ainda menos tempo para cuidar da própria casa. Graças às grandes demandas no trabalho, existe pouca disposição para chegar em casa e ainda, precisar arrumar o ambiente. A necessidade da casa limpa e arrumada gera a criação de novos serviços e, até mesmo, de novas profissões. Por exemplo, você conhece o Personal Organizer? Confira quais são as funções deste profissional.

O que é um Personal Organizer?

O Personal Organizer é um profissional cujo trabalho consiste em, literalmente, organizar os mais variados espaços da casa de seus clientes. Seu objetivo não é necessariamente limpar, mas otimizar os espaços, garantindo que o dia a dia possa funcionar de uma maneira melhor, deixando os ambientes mais práticos, funcionais e confortáveis.

Essa é a primeira ação, mais direta, do Organizer. Mas além disso, ele pode servir também como um consultor, ajudando as pessoas a organizarem melhor a própria casa. Assim, eles permitem dar uma noção e indicar o caminho da melhor forma de organizar os ambientes.

Por isso, o Personal Organizer traz mais bem estar para os moradores de uma casa, seja uma família ou uma pessoa, ajudando a construir o ambiente ideal para cada caso.

Como isso funciona na prática?

Na prática, o Personal Organizer irá trazer algumas dicas de como organizar melhor o espaço. Por exemplo, como o crescimento urbano está cada vez mais comum contar com ambientes menores, o Organizer ajuda a otimizar o espaço de um apartamento pequeno, com soluções criativas para armazenar tudo que for necessário, ajudando a descartar o que não for mais necessário.

Outro ótimo exemplo, é na cozinha. Além de o espaço ser, muitas vezes, pequeno e necessitar de uma forma inteligente de usá-lo, a organização pode ser muito útil na hora de cozinhar. Ter os utensílios organizados de maneira clara e muito próxima, pode ajudar bastante no processo. Para quem trabalha em home office, o Personal Organizer pode ser também muito valioso. Ele pode ajudar a organizar um espaço de trabalho que seja ainda mais eficiente do que o normal, ajudando a garantir uma separação entre casa e trabalho.

Livrando-se do que não for necessário

O Personal Organizer também pode ajudar a se livrar daquilo que não for necessário/. Quase todo mundo tem no armário, no quarto de empregadas ou em qualquer outro lugar da casa, diversos objetos não usados há bastante tempo. Podem ser livros, roupas, lembranças de viagens, enfim, os itens são muitos e dos mais variados.

O Personal Organizer vai ajudar você a priorizar os itens mais importantes, a fim de se livrar daqueles que não são mais úteis para você. Roupas podem ser doadas, aparelhos eletrônicos também são repassados para que seus materiais possam ser reutilizados.

Esse profissional pode ter um foco muito grande em sustentabilidade, apresentando soluções sustentáveis para o meio ambiente e para a sua própria casa, além de ajudar em projetos de reciclagem, por exemplo.

A relação entre os Organizers e seus clientes varia bastante. Pode ser algo superficial, como fazer uma limpeza no excesso de coisas guardadas, ou uma relação mais próxima, para ajudar a determinar o principal motivo pela falta de organização e como isso pode ser corrigir por toda a vida.

O que você acha do Personal Organizer? Quer conhecer melhor como funciona ou quer experimentar para ver como é? Então, entre em contato conosco e confira nossos serviços!