Por que é importante fazer uma separação correta dos lixos da minha casa?

Fazer a separação correta dos lixos em casa é uma etapa importante para ajudar a garantir que os materiais coletados sejam reciclados adequadamente.

Tendo isso em vista, mesmo que papel e papelão sejam descartados no mesmo recipiente que caixas, copos de café e embalagens plásticas e metálicas, você ainda precisa separar esses materiais de outros itens, como lixos e restos de comida.

Mas, afinal, por que é importante seguir um passo a passo tão rigoroso quando se pensa nos dejetos produzidos pelas residências? Entenda agora!

A importância

A principal razão pela qual a classificação do material é importante é que ela ajuda a garantir que sejam selecionados apenas os itens que podem, de fato, ser reciclados, sem mesclá-los com restos de alimentos, lixos comuns e outros produtos que não poderão ser reaproveitados no futuro.

Além de ser um desperdício transportar objetos que não têm valor, essa prática pode ser, também extremamente perigosa. Isso porque transportar itens que não podem ser processados, como recipientes de aerossol que ainda possuem um conteúdo restante, pode causar incêndios e até explosões em caminhões e máquinas, o que seria devastador em inúmeras proporções.

Da mesma forma, a tecnologia de triagem utilizada por muitas empresas não se destina a capturar baterias, aparelhos e outros materiais que fazem parte de outros programas de coleta. Assim, se esses objetos forem misturados com embalagens e recicláveis de papel impresso, nenhum desses materiais poderá ser reciclado da forma que deveria, uma vez que podem apresentar um alto grau de contaminação.

Ademais, ter lixo comum misturado aos itens também pode prejudicar a reciclagem dos materiais. Por exemplo, se algum morador colocar sacos plásticos ou embalagens de espuma na mesma caçamba de coleta, essas peças podem acabar se enrolando nas máquinas ou quebrando-as, o que, consequentemente, também interfere no processamento de outros materiais.

Fazendo o bem para todos

De acordo com dados da MMBC, responsável pela coleta americana de reciclagem a domicílio, cerca de 93% dos materiais coletados encontram um fim positivo após a reciclagem, dando origem a novos produtos e, por tabela, ajudando a salvar o planeta.

Contudo, os 7% restantes ainda são consequência da atitude irresponsável de muitos moradores que, por vezes, não respeitam a separação e despejam fraldas, sucatas, cilindros e até mesmo equipamentos médicos ou agulhas, sendo prejudicial e perigoso em diferentes níveis.

Por esse motivo, é importante se conscientizar! A classificação é algo bem simples que você pode fazer para ajudar a reciclagem a se expandir ainda mais. Não deixe de praticar essa técnica em casa, de propagar a ideia a seus amigos e orientar funcionários a seguirem o mesmo protocolo.

Se precisar de ajuda para essa tarefa, conte conosco. Somos uma rede que faz agenciamento de diaristas e terceirização de mão-de-obra para serviços de limpeza. Possuímos 68 unidades franqueadas em todo o Brasil e, certamente, um de nossos funcionários pode te auxiliar não apenas a manter a casa em dia, como, também, a tornar a questão do lixo ainda mais funcional.

Entre em contato conosco e saiba mais!