Quais os tipos de revestimentos mais indicados para cozinhas e banheiros?

Na hora de reformar a cozinha e o banheiro uma dúvida normalmente acomete os moradores: quais são os tipos de revestimentos mais indicados?

Com tantas opções no mercado e por se tratar de duas áreas que frequentemente são molhadas e sujam com facilidade, o questionamento é perfeitamente justificável.

Por isso, esse é o tema do artigo de hoje e vamos falar sobre os principais itens que devem ser levados em consideração para escolher o melhor tipo de revestimento para cozinhas e banheiros.

Uma questão de segurança

O melhor revestimento para a cozinha e o banheiro precisa de muito mais do que apenas beleza. Eles precisam ser bastante seguros, e para isso o revestimento escolhido deve ter um bom grau de dureza e também deve ser antiderrapante.

No caso das cerâmicas, porcelanatos e das pedras, que são tipos de revestimentos muito utilizados nesses ambientes, é fundamental verificar o nível de resistência ao desgaste e à derrapagem.

Na ficha técnica do produto é possível identificar essas características para que sejam escolhidos materiais mais adequados para o uso. Já existem muitas opções que oferecem a segurança necessária em conjunto com a beleza.

Ambientes que demonstram personalidade

Além da segurança, os revestimentos também devem ser funcionais, oferecer conforto, demonstrar a personalidade dos moradores e devem ser práticos.

A cozinha, por exemplo, costuma ser um ambiente de muito movimento, onde as pessoas se reúnem e recebem amigos. Nesse caso o piso precisa resistir a todo esse impacto, além de ser fácil de limpar.

As paredes da cozinha também podem ser revestidas para facilitar a limpeza do dia a dia. Sendo assim é preciso considerar revestimentos quem garantam essa facilidade.

No banheiro, o piso deve ser todo revestido e também as paredes da área do box, que são molhadas com frequência.

Qual é o melhor tipo de revestimento?

• Ladrilhos e pastilhas

São fáceis de serem instalados e podem proporcionar uma decoração interessante, dependendo do padrão escolhido. Esse tipo de revestimento é muito utilizado atrás do fogão e da pia, e nos banheiros, pois protegem a superfície dos respingos de óleo e água. O lado ruim é que os rejuntes são mais expostos e podem acumular sujeira, exigindo um cuidado maior na limpeza.

• Pedras

Entre as possibilidades de pedras, as mais utilizadas são o mármore e o granito, que conferem ao ambiente um aspecto nobre e requintado. Mas as pedras exigem cuidados no dia a dia, já que são porosas e podem absorver líquidos derramados e ficarem manchadas. Para evitar é possível aplicar impermeabilizante que aumenta a durabilidade.

• Porcelanato

O porcelanato é o melhor tipo de revestimento para cozinhas e banheiros já que ajudam a valorizar os ambientes. As versões esmaltadas são as mais indicadas para a cozinha por causa do impacto visual.

O material é bastante versátil e funcional, resistente à água, aos respingos de gordura e também à circulação constante de pessoas. São encontrados em versões brilhantes, acetinadas ou polidas, com estampas que imitam pedras, cimento e até madeira.

Eles não exigem processos exagerados de limpeza, além de garantirem a impermeabilidade necessária para esses ambientes.

No banheiro o mais indicado é o porcelanato esmaltado acetinado retificado, pois ele utiliza menos rejunte e isso facilita a limpeza, além disso, são menos escorregadios.

Agora você já sabe quais são os revestimentos mais indicados para cozinhas e banheiros e já pode considerar essas informações na hora de reformar esses ambientes.

E se você precisar de uma ajuda na limpeza da sua casa, entre em contato e solicite um orçamento.