Ralador: a importância de uma boa higiene para esse utensílio de cozinha

Você usa o ralador em diferentes alimentos e, em geral, os rala um após o outro sem lavar ou, então, quando higieniza o equipamento, sente que não o faz como deveria? Fique atento! Você pode estar desempenhando um papel na disseminação de bactérias causadoras de doenças e é preciso mudar esse hábito agora mesmo.

A importância de uma boa higiene

As bactérias se prendem aos utensílios com muita facilidade e, naturalmente, se espalham para o próximo item que entra em contato com o objeto. Por isso, é fundamental redobrar os cuidados no que diz respeito ao asseios dos itens, principalmente os raladores.

O que prova isso é um estudo realizado por Marilyn Erickson, da Universidade da Geórgia, e publicado no Food Microbiology. Na pesquisa, frutas e vegetais foram contaminados em laboratório com patógenos que frequentemente podem ser encontrados nesses alimentos, como salmonela e E. coli.

Assim, usando facas e raladores, a pesquisadora e os co-autores utilizaram vários tipos de alimentos, como cenouras, para ver com que facilidade as bactérias poderiam se espalhar quando os utensílios eram usados continuamente sem serem limpos ou com pouca limpeza.

Eles descobriram que facas e raladores podem causar contaminação cruzada na cozinha e que os patógenos foram espalhados de produtos para produto, o que pode ser devastador para a saúde de quem fosse consumir os alimentos.

Ademais, outro fator também precisa ser considerado: os raladores, assim como os alimentos, são utilizados especificamente com as mãos. Ou seja, se o indivíduo tocar no objeto com as mãos já sujas, pode acontecer também dessas bactérias se espalharem para o ralador. Isso sem considerar que acidentes também podem acontecer e o produto pode ser contaminado com sangue ou pele.

Limpe já!

Para limpar o seu utensílio, o processo é bem simples. Com o intuito de remover os resíduos que a esponja não consegue retirar, basta usar uma escovinha para fazer o serviço e, neste caso, vale até mesmo comprar uma escova de dentes nova para escovar o ralador.

Assim, as cerdas vão conseguir alcançar os espaços e facilitar a limpeza interna para que as partículas possam deixar o objeto de uma vez por todas. Dessa forma, é bem mais fácil deixar a preguiça de lado e perder cinco minutinhos, não é mesmo?

Mas lembre-se: é importante que a escova não tenha sido usada anteriormente para outras funções e que ela seja armazenada em lugar seguro. Inclusive, a utilização dessa técnica não exclui a lavagem do equipamento em momento algum, combinado?

Peça ajuda!

Se você quer manter todos os seus itens impecáveis e acredita que a sua cozinha precisa de socorro, entre em contato conosco. Somos uma rede que faz agenciamento de diaristas e terceirização de mão-de-obra para serviços de limpeza.

Contamos com 68 unidades franqueadas em todo o Brasil e, certamente, um de nossos colaboradores poderá te ajudar nessa tarefa. Deixe seus dias de faxina para trás e encontre uma profissional responsável e de confiança que tornará todo o processo mais simples.

Esperamos por você para mudar a rotina do seu lar!