Roupas de bebê: quais os cuidados especiais na hora de lavar?

Intertítulo 1: Os bebês merecem uma atenção diferenciada, inclusive no cuidado com a lavagem de suas roupas

Os bebês sempre demandam uma atenção diferenciada, devido às fragilidades da sua condição. É de conhecimento geral que eles não possuem autonomia física e emocional e, por isso, dependem diretamente de cuidado e atenção redobrada. Uma dúvida muito comum dos pais é em relação à lavagem das suas roupas: quais produtos devem ser utilizados e como limpar corretamente.

Em primeiro lugar, é necessário ressaltar que os bebês possuem uma pele mais fina e sensível e deve-se atentar a isso na hora de lavar suas roupas, pois uma higienização incorreta pode provocar alergias ou problemas mais graves para a saúde do bebê.

Os pediatras recomendam a lavagem das roupinhas dos bebês com sabão de coco ou sabão neutro, pelo menos até o primeiro ano de vida, isso porque o produto mais indicado é aquele que se distancia o máximo possível de composições químicas, como corantes, aromatizantes ou ácidos que possam representar riscos à saúde da criança. O sabão de coco é o mais recomendado, por atender a todas as características necessárias e ser ótimo para peças mais delicadas.

Intertítulo 2: Sabões neutros e produtos que possuem poucos componentes químicos devem ser prioridade na hora de higienizar as roupinhas dos bebês

É necessário dispensar o uso de amaciantes, pois eles podem intensificar a ocorrência de alergias respiratórias nos bebês. Alguns pais podem optar por lavar as roupinhas na máquina, o que não é proibido, desde que sejam tomados alguns cuidados específicos, como limpar a máquina corretamente e programar o aparelho no menor ciclo de lavagem. No entanto, é importante atentar-se ao fato de que a máquina pode danificar roupas mais delicadas.

Alguns sabões com glicerina podem ser utilizados, muitos já possuem uma fabricação exclusiva para isso e basta procurar por eles no supermercado.

Outra dúvida muito comum nesse período é saber quando é necessário lavar a roupa do bebê. O ideal é que toda a roupa nova seja lavada antes do uso, seja recém-comprada ou presente. Também é importante o uso de tesoura para retirar as etiquetas presentes nas peças, pois elas podem incomodar o bebê e até causar beliscões desagradáveis na criança.

Para o momento da lavagem, algumas recomendações são necessárias:
• Lavar as roupas da criança separadamente, pois o contato com roupas de adultos facilita o contato com resíduos de sujeira, como sangue, poeira, suor ou secreção, que podem prejudicar a criança;
• Usar somente a quantidade ideal de sabão, pois o excesso dificulta o enxague e acaba por deixar resíduos do produto na roupinha, o que não é recomendado;
• Optar por realizar a lavagem em dias ensolarados, pois as roupas secarão com mais facilidade e correrão menos riscos de mofar;
• Passar todas as peças de roupas. O calor do ferro ajuda a eliminar bactérias e microrganismos que podem aparecer nas roupas.

Além desses cuidados, é sempre importante atentar-se às reações do bebê com determinados produtos, já que alguns deles podem provocar alergias e o quadro acabar se agravando. Se tiver maiores dúvidas, é importante procurar um pediatra e pedir orientações.