Roupas de festa: cuidados que você precisa ter na hora de lavar

Roupas de festa sempre precisam ter um cuidado especial na hora de lavar, o que faz com que as pessoas prefiram enviar esses tecidos mais delicados para lavagem da lavanderia.

Apesar de ser uma limpeza mais difícil, e por vezes cuidadosa, é possível lavar as roupas de festa em casa e sem correr o risco de estragarem. Pensando na sua praticidade e economia, trouxemos 5 cuidados que você precisa ter.

Roupas de festa: 5 cuidados que você precisa ter na hora de lavar.

1. Prefira a limpeza manual

Tecidos como seda, organza, linho e tule, são materiais que precisam de total atenção no momento da lavagem, fazendo com que a máquina não seja uma boa opção para eles.

Isso porque, o grande volume de água e a centrifugação alta, fazem com que as fibras têxteis se quebrem, além de gerar desfiados e até mesmo rasgos. Dessa maneira, caso não seja uma roupa muito pesada, o ideal é que a lavagem seja feita na mão.

2. Atenção para manchas

As manchas em roupas de festa podem ser removidas com a ajuda de um alvejante, no entanto, algumas podem apresentar uma difícil remoção e o uso do produto poderá comprometer o tecido.

Caso o tecido seja fino, a quantidade de alvejante ou removedor precisa ser menor e agir por menos tempo para que não comprometa a sua integridade.

3. Atenção para as pedrarias

Outro detalhe que precisa ser considerado são os detalhes em pedra dos vestidos.

Caso as pedras sejam de vidro, é recomendável que a lavagem seja feita a seco, pois o tecido e os detalhes terão boa resistência ao solvente.

Entretanto, caso o tecido solte muita tinta e as pedrarias sejam de revestimento de plástico, a lavagem precisa ser feita por partes, com sabão diluído e pouca água.

4. Cuidados na hora de secar

É comum deixarmos as roupas no varal pegando certa quantidade de sol durante o dia. No entanto, quando falamos de roupas de festa, o processo precisa ser outro. Isso acontece porque a ação do sol no tecido pode gerar manchas amareladas ou até mesmo uma aparência desbotada.

Nesse caso, estenda a roupa do lado do avesso e deixe para secar em um local seco, arejado e longo da luz solar. Evite usar pregadores na roupa e prefira utilizar o próprio cabide que servirá para guardá-la depois.

5. Cuidados ao guardar

Para guardar, é necessário que a roupa continue do lado avesso e envolto por uma capa em TNT para proteger do sol. Entretanto, elas também poderão ser dobradas e guardadas em caixas, desde que sejam embrulhadas por um papel de seda.

Mesmo que dentro do armário, estas roupas precisam estar protegidas do sol e da ação de outros componentes.

Se você gostou das dicas, mas não tem tempo de se dedicar a esta lavagem mais elaborada, confira nossos serviços de diarista para te ajudar nesse e em outros afazeres domésticos, com mais rapidez.

Contamos com uma equipe própria e altamente profissional, pronta para te ajudar quando mais precisa.