Saiba como a organização da sua casa pode te ajudar no controle da ansiedade

Sabe a sensação de ter sua casa limpa e organizada depois de um dia cansativo? Ela pode te ajudar a combater sintomas de ansiedade. Quando a gente se preocupa em manter organizado o nosso espaço, a tendência natural é que o bem-estar da nossa mente melhore.

Casa arrumada: Uma aliada da mente

Os benefícios psicológicos de ter sua casa sempre arrumada são inúmeros. Ao arrumar a bagunça e limpar os ambientes, sentimos que as coisas estão fluindo, e isso consequentemente, faz com que a gente se sinta mais disposto a encarar outras tarefas mais complexas do dia a dia.

A sensação de equilíbrio e harmonização no nosso espaço influencia, diretamente, na forma que nós nos sentimos diante da vida. Limpar os ambientes, de acordo com o El País, libera hormônios de felicidade, como a endorfina, fazendo com que o nível de satisfação da mente e do corpo aumente, consideravelmente.

Outro movimento que auxilia nesse sentimento é, periodicamente, desapegar de objetos e roupas que não precisamos mais. Quando tomamos essa iniciativa, inclusive, ganhamos muito mais tempo para limpar e organizar a casa. Quanto menos objetos, mais fácil saber onde cada coisa está.

Além de melhorar a energia do seu espaço, abrindo espaço para coisas e situações novas, isso acaba trazendo um grande conforto interno também. Como a nossa casa reflete quem nós somos, um ambiente limpo e organizado significa uma maior clareza e harmonia nas nossas próprias ações e sentimentos.

Quando o nosso espaço está bem cuidado, nós nos tornamos mais produtivos e receptivos para as coisas positivas da vida, diminuindo a nossa ansiedade e outros eventuais problemas psicológicos.

Dicas de como organizar o seu espaço

Uma boa dica para impulsionar a limpeza de casa é começar pelas tarefas mais básicas, como trocar os lixos, arrumar a cama e lavar louça, por exemplo. Quando você se concentra em fazer essas tarefas todos os dias, elas se tornam hábitos depois de um tempo, fazendo com que limpezas maiores se tornem mais fáceis de serem realizadas.

Criar cronogramas simples para os diferentes afazeres, também pode ajudar nesse sentido. Não é necessário juntar todas as obrigações em um dia só.

Uma maneira de fazer isso é dividindo as tarefas entre as mais triviais e que precisam ser feitas diariamente, as que precisam ser feitas pelo menos uma vez por semana, como lavar os panos, varrer e lavar o banheiro, e as que fazemos mensalmente, como limpar vidros das janelas, limpar armários e organizar a despensa, por exemplo.

Fazendo essa separação, você pode reservar dias específicos para fazer cada tarefa, e isso também auxilia na sensação de harmonia e bem-estar de ter seu ambiente sempre limpinho.

Outra coisa importante de se atentar é em relação à procrastinação, que nada mais é que deixar as coisas para outro momento. Se você olha para uma pequena pilha de louça e pensa “vou limpar depois”, por exemplo, ela vai aumentar e depois a tendência é que você tenha menos disposição de fazer isso.

Portanto, é preciso focar nesse aspecto do aqui e agora, e fazer pequenos esforços para já limpar e solucionar os problemas no momento presente. Dessa forma, a nossa casa se torna verdadeiramente, um espaço confortável e acolhedor, um lugar que agrega e nos auxilia em nossas vidas, impulsionando-nos a sermos o melhor de nós mesmos.

Se interessou por este assunto e quer incorporar estas mudanças em sua vida? Contrate nossos serviços de limpeza acessando nosso site.