Saiba como criar uma rotina de limpeza durante a pandemia

Enfrentar a pandemia nem sempre está fácil, não é? Felizmente as boas notícias começaram a chegar. Enquanto isso, também é possível dar nosso jeito de não deixar as obrigações de lado, encarando-as com mais leveza. Hoje a Mary Help está aqui para falar de um detalhe importante no cuidado com a casa. Rotina de limpeza.

A necessidade de minimizar os riscos sanitários nos tempos que estamos vivendo trouxe alguns problemas. Talvez você teve que dispensar sua faxineira e viu as tarefas domésticas se acumularem. Teve que conciliar isso com outras obrigações. Vamos dar um jeito? Olha o plano.

Programe-se

Quando temos uma tarefa muito grande a fazer, uma boa maneira de começar é dividi-la em passos menores. Refletir. Pergunta: quão limpa sua casa tem que estar para que você esteja segura contra o coronavírus? E para que o ambiente ajude sua cabeça a funcionar direito? Se a tarefa de manter a casa limpa ficou pesada demais, que tal minimizar suas exigências?

Uma vez que você resolver essa questão, chegou a hora de ser mais específica e prática. Que tal criar um cronograma? Se já sabe exatamente o que fazer, ou se a tarefa não é tão grande assim, é muito provável que tenha internalizado de cabeça o seu passo a passo. Caso não, elenque tarefa por tarefa o que tem que ser feito. Por exemplo:

  • Arrumar a cozinha;
  • Desinfetar a bancada
  • Lavar o banheiro;
  • Esfregar o box;
  • Limpar o quarto;
  • Lavar as roupas;
  • Entre outros.

Com cada passo listado, vai ficar mais fácil pensar em outros detalhes. As ferramentas que você precisa (como esponja para o box) e a frequência que você tem que fazer de cada coisa. Lembre-se do começo: se para você não é suficiente que o banheiro esteja limpo, tem que estar cheiroso, talvez uma limpeza pesada por semana não baste. Dar um geral todo dia, nesse caso, já ajuda.

Delegue as tarefas

Você está sozinha em casa? Que bom. Talvez isso queira dizer que você tem um espaço menor para limpar, o que quer dizer menos trabalho. Não? Não tem problema. Tem mais trabalho, mas também tem mais mão de obra. Sabemos que esse nem sempre é um assunto simples, e que a tarefa de cuidar de casa pode recair mais sobre uma pessoa.

Mas com jeitinho, dá para contornar esse problema e resolvê-lo elegantemente. Está precisando de ajuda? Peça. Explique como está difícil conciliar todas as suas obrigações. Se isso não for suficiente: simplesmente assuma seu papel de líder e diga para cada um o que deve ser feito. Um cuida da louça, outro da refeição, do banheiro, do chão, das superfícies. E assim por diante.

Na verdade, essa é uma boa oportunidade de desafiar sua família a trabalhar em equipe. E pode acreditar: é muito recompensador. Os resultados podem se mostrar tão satisfatórios quanto costumava ser uma reunião de família em um restaurante para brindar uma ocasião especial. Duvida? Experimenta. Você não vai se arrepender.

Que tal não se preocupar com nada disso?

No processo de criar uma rotina de limpeza,