Saiba como manter a sua casa desinfetada em tempos de pandemia

Em meio à pandemia do Coronavírus, quando a recomendação dos órgãos de saúde é o isolamento social e, quando necessário sair, tomar todos os cuidados de higiene necessários para evitar a contaminação, como manter a casa desinfetada da maneira adequada?

Antes de tudo, é preciso compreender que a Covid-19 possui uma alta capacidade de transmissão pelas superfícies e pelo ar.

De acordo com especialistas, o vírus pode sobreviver até 9 dias em plásticos, metal e vidros, entretanto, esse período pode aumentar para até 28 dias em locais com temperaturas mais baixas.

Já no ar, as gotículas contaminadas da tosse ou espirro podem durar até 3 horas e contaminar quem estiver no local. No papelão, pode sobreviver por até 24 horas. Por conta disso, realizar a desinfecção da casa de maneira adequada deve ser uma prioridade.

Terceirização de profissionais de limpeza pode ser uma excelente alternativa nesse cenário, visto que estão sendo devidamente treinados e orientados a realizarem a limpeza, de maneira a evitar a contaminação do vírus no ambiente doméstico.

Mas como deve ser realizada essa limpeza?

Como limpar a casa adequadamente?

Para garantir que o ambiente doméstico esteja limpo da maneira adequada, a fim de evitar a contaminação do Coronavírus, precisa seguir algumas recomendações.

O primeiro ponto tem relação com a frequência. Não existe uma regra a respeito de quantas vezes a casa deve ser higienizada. Isso depende de fatores como a presença de alguma pessoa infectada e se existem outras pessoas com risco de exposição.

De toda forma, a dica é aumentar a rotina de faxina da casa, atentando principalmente para os cômodos com mais riscos, como cozinha e banheiro.

Outra questão importante é sobre aqueles objetos que comumente passam despercebidos durante uma faxina comum:

– Controle remoto;
– Aparelhos eletrônicos;
– Maçanetas.

Sim, esses itens são aqueles nos quais se utiliza diretamente a mão e, portanto, precisam ser bem higienizados para evitar a contaminação.

Mais uma forma de evitar a proliferação de vírus e bactérias é manter as janelas abertas para a circulação de ar, principalmente os ambientes mais úmidos como banheiros, por exemplo.

Com relação aos tecidos, como roupas, lençóis, toalhas e outros, além de utilizar água e sabão, recomenda-se evitar o compartilhamento de toalhas de banho e roupa entre mais de uma pessoa da casa.

Caso algum morador precisa sair, ao retornar, é imprescindível a retirada dos sapatos antes de adentrar o ambiente. Deve-se retirar a roupa e tomar banho imediatamente. Ao realizar compras, é fundamental higienizar todos os produtos antes de guardá-los.

Produtos que devem ser utilizados na limpeza da casa

A limpeza dos móveis, ambientes e superfícies da casa deve ser realizada com produtos específicos que, comprovadamente, evitam a contaminação pelo Coronavírus.

Álcool 70% em gel é o mais recomendado para a limpeza de superfícies. Entretanto, devido à falta em muitas farmácias e estabelecimentos, é possível utilizar água sanitária diluída em água comum (24ml por 1L), fórmula também considerada muito eficaz para prevenir a Covid-19. Basta borrifá-lo no piso e superfícies para garantir a limpeza dos ambientes.

A contratação de serviços de limpeza terceirizados podem te ajudar a garantir que a limpeza da casa seja realizada da maneira adequada e nos dias em que achar necessário.

Para saber mais entre em contato conosco e conheça os nossos serviços.