Saiba como o tipo de bucha pode impactar na hora de lavar louça

Um dos itens de limpeza que não pode faltar na casa de qualquer pessoa é a bucha de prato. Ela é essencial para a lavagem das louças diárias, bem como para a limpeza da casa de maneira geral. Atualmente, existe uma grande variedade de tipos de bucha no mercado, mas você sabia que cada tipo de bucha pode impactar na hora de lavar a louça?

Isso mesmo! Apesar de esta ser uma tarefa cotidiana e essencial para a higiene do lar, muitas vezes realizada até no automático, saiba que existe um modelo para cada finalidade.

Antes de apresentar a você os tipos de bucha de prato e qual a finalidade de cada uma delas, lá vai uma dica importante. Confira no tópico, a seguir:

Por quanto tempo a esponja deve ser utilizada?

Recomenda-se a substituição da esponja de prato a cada 15 dias. Utilizá-la por mais tempo do que isso, além de perder a eficácia e utilidade, acaba sendo local para acúmulo de sujeira e bactérias, ainda que não possam ser vistas a olho nu.

Sendo assim, nada de ficar mais do que 15 dias com a mesma esponja, tudo bem? Do contrário, você poderá ter a impressão de que está lavando os pratos da maneira adequada, mas a bucha contribuirá para a proliferação de bactérias, e todos prezam pela saúde e higiene do seu lar, não é mesmo?

Tipos de bucha de prato

Vamos, agora, conhecer os tipos de bucha e para que serve cada uma delas? Confira, abaixo:

Esponja multiuso

Esse é o tipo de bucha de prato mais comum. Ela serve para a limpeza de:

– Talheres;
– Louças;
– Potes;
– Pratos.

Isso pois possui dupla ação, ou seja, um lado da espuma pode ser usado para aquele tipo de limpeza mais delicada, geralmente na cor amarela, e a outra parte mais áspera, de fibra abrasiva, comumente na cor verde, ideal para a remoção daquela sujeira mais pesada.

Esponja prateada

Essa esponja é recomendada para a limpeza de cristais, pois por ser produzida em poliéster e poliuretano, tem uma capacidade de limpeza maior do que os demais tipos de esponja, além de ser mais delicada e durável, sem chance de riscar.

Esponja Não Risca

Como o próprio nome diz, esse tipo de bucha também não risca e é ideal para a limpeza de superfícies delicadas e antiaderentes, a exemplo de acrílicos, vidros e aço inox.

Lã de aço

Também muito utilizada para a limpeza diária, esse tipo de bucha é indicada para aquela limpeza mais pesada ou para polimento de objetos de metal ou alumínio, como panelas.

Esponja de aço

Diferente do citado acima, a esponja de aço possui fios mais grossos e por isso é também usada em limpezas pesadas.

Esponja natural

Existem tipos de bucha natural encontradas no mar ou em árvores e são muito usadas para limpeza de janelas de vidros, carros e motos por conta da sua maciez e absorção.

Estes são os principais tipos de bucha de prato. Há também a esponja de celulose para a limpeza de pisos e revestimentos, a esponja mágica para paredes a esponja para banheiros e ainda a chamada esponja salva unhas que possui um desenho moderno e encaixe que ajuda a não estragar as unhas.

Precisa de uma mãozinha para manter a limpeza da sua casa em dia? Contrate nossos serviços!