Saiba por que você deve começar a forrar os armários da sua casa

Quando bem conservada, a mobília deixa a casa mais bonita e com aspecto de organização. Além do fator estético, alguns cuidados prolongam a durabilidade dos móveis, adiando gastos com reformas e compra de novos. Forrar as prateleiras e gavetas dos armários, por exemplo, é uma forma de postergar seu desgaste natural, além de protegê-los da poeira e do contato permanente com objetos que podem danificá-los.

Nesse sentido, os armários da cozinha estão entre os que mais precisam de atenção. Algumas embalagens de alimentos, por exemplo, principalmente depois de abertas, podem acabar manchando as prateleiras onde são colocadas. Nos nichos onde as panelas e outros utensílios de metal são guardados, é comum as superfícies ficarem riscadas com a movimentação desses objetos.

A mesma situação se verifica nos armários do banheiro. Resíduos de produtos de higiene também são campeões em manchar os pontos onde são deixados. A própria umidade do ambiente pode danificar as estruturas, sobretudo se forem feitas de MDF.

Quer evitar que seus armários se estraguem muito antes do esperado? Então, acompanhe algumas opções de forros disponíveis no mercado que separamos para você.

Qual o material ideal para forrar gavetas e prateleiras?

Os forros mais comuns são os de papel-alumínio, adesivos, passadeiras de borracha, plástico, polietileno e os de PVC. Veja qual a funcionalidade e aplicabilidade de cada um deles, e escolha o que se adapta melhor às suas necessidades.

Os forros de papel-alumínio podem ser utilizados em qualquer tipo de superfície, e estão entre os mais acessíveis. Algumas opções com propriedade química anti-inseto são ideais para armários de roupas, impedindo que traças e outros insetos estraguem as peças.

Os forros adesivos ou papel contact oferecem diversos estilos e estampas, permitindo composições decorativas com os ambientes onde serão colocados. Além, claro, de serem extremamente práticos, uma vez que acabam se tornando parte do móvel.

Apesar de funcionais, os forros de plástico não têm muito apelo estético. Geralmente, são colocados em áreas com mais umidade, como em armários sob pias, por exemplo. É também muito comum vê-los em superfícies de mesas. Tanto os forros de plástico quanto os de alumínio e os adesivos devem ser limpos com pano úmido.

Antiderrapantes e emborrachados, os forros de PVC impedem que os objetos sensíveis deslizem no armário. Algumas opções ainda contam com propriedades antimofo e antibacteriana. Já os forros do tipo passadeira de borracha são mais grossos e seu uso mais restrito a armários de cozinha. Ambos são fáceis de lavar.

E, por último, mas não menos práticos, estão os forros de polietileno, que também podem ser encontrados em versões antimofo e antibacteriana. Mais delicados, algumas pessoas preferem fixá-los na superfície com fita dupla face. Adaptam-se bem em qualquer tipo de armário, desde que não fiquem muito expostos à umidade.

Com que frequência se deve fazer a limpeza geral dos armários?

Mesmo com a higienização dos forros, especialistas orientam a, pelo menos uma vez por mês, fazer a limpeza profunda dos armários. Assim, você evita a proliferação de micro-organismos e o acúmulo de resíduos que podem fazer mal à saúde. A dica é retirar o pó com um pano seco primeiro e, em seguida, usar outro pano umedecido com o produto de sua preferência. Feito isso, é bom deixar o armário aberto por alguns minutos para secar e arejar. Depois, é só colocar os objetos novamente no lugar.

Precisa de ajuda para manter sua casa limpa e organizada? Clique aqui para conhecer e contratar nossos serviços.