Tábuas de Cozinha: como limpar corretamente para não contaminar os alimentos?

Além da limpeza que abrange os cômodos, as paredes, os azulejos e o chão, existe um outro tipo de limpeza que também é essencial e não pode passar despercebida: a limpeza de utensílios de cozinha.

E, quando se fala de limpeza de utensílios de cozinha, um dos objetos que mais merece atenção neste sentido é a tábua de corte. Afinal de contas, por ela passam diversos alimentos. E caso você possua apenas uma tábua de cozinha, é bastante comum que use a mesma para cortar tanto para alimentos doces quanto salgados, certo?

Para evitar que ocorra a mistura de sabores de alimentos através da tábua, ou até mesmo uma possível contaminação através da proliferação de bactérias que pode acontecer pelo acúmulo de alimentos, hoje falaremos um pouco mais sobre como limpar corretamente as tábuas de cozinha. Boa leitura!

1 – Frequência de limpeza das tábuas de cozinha
O primeiro ponto a ser levado em consideração quando o assunto é limpar corretamente as tábuas de corte é o da frequência com que a limpeza acontece. Muitas pessoas acreditam que devem limpar as tábuas apenas quando as usam, mas isso não é verdade.

Dependendo do local em que ficam guardadas, as tábuas de cozinha estão expostas a diversos fatores como poeira, sujeira, ou até mesmo contato com outros objetos. Sendo assim, a melhor forma de garantir que ela esteja sempre higienizada é realizar a sua limpeza todas as semanas.

2 – Como limpar?
Você irá precisar de:
– 4 litros de água
– 2 colheres de sopa de água sanitária
Em um recipiente, misture a água e a água sanitária e deixe a tábua de cozinha submersa por no mínimo 30 minutos. Feito isso, enxague a tábua em água corrente e fria, de forma que toda a mistura usada na limpeza seja eliminada.

Coloque-a para secar em um local arejado em posição vertical. Volte a guardá-la apenas quando se certificar que está completamente seca. Você também pode aplicar uma camada de um ingrediente antibacteriano, como é o caso do limão, na superfície da tábua antes de colocá-la para secar.

3 – Se prevenindo contra contaminações
Para garantir que nenhuma contaminação ocorra através de tábuas de cozinhas infectadas, é essencial seguir algumas indicações que, somadas ao processo de limpeza, irão ajudar na prevenção contra contaminações:

– Prefira tábuas de borracha ou acrílico ao invés de tábuas de madeira, por exemplo. Além da higienização desses materiais ser mais fácil, as tábuas de borracha e/ou acrílico ainda são consideradas como opções mais higiênicas.
– Caso você prefira as tábuas de madeira, certifique-se de que a limpeza das mesmas seja feita com maior frequência. Isso porque a madeira torna o objeto mais suscetível a possíveis contaminações
– Tenha ao menos duas tábuas de cozinha: uma para as carnes e outra os demais alimentos. Isso ajudará com que o sabor de um alimento não acabe sendo repassado para outro, além de facilitar o processo de higiene.
– Seque muito bem suas tábuas de cozinha. Objetos úmidos são o ambiente perfeito para a proliferação de bactérias. Para que isso não aconteça, certifique-se de que estão secas antes de guarda-las.

Quer conferir mais dicas como essas? Acesse nosso site www.maryhelp.com.br. Você também pode contratar uma limpeza profissional que vai deixar a sua casa brilhando. Conheça os nossos serviços!