Toc X organização: como os dois conceitos se relacionam e se distinguem?

O TOC, ou Transtorno Obsessivo Compulsivo, é um termo que caiu em uso popular. Apesar de ser usado para designar um problema sério, o termo é usado mais do que deveria. Por exemplo, qual é a relação entre mania de organização e TOC? Entenda de uma vez por todas, como esses termos se relacionam e se distinguem.

O que é TOC?

Primeiro, vamos entender o que é TOC. Este transtorno é decorrente de crises de ansiedade ou pânico, que surgem por conta de alguma obsessão ou compulsão. Estes dois conceitos, são pensamentos que invadem e dominam a mente de uma pessoa, sem que ela tenha controle sobre os mesmos.

Essa compulsão ou obsessão, faz com que as pessoas que sofrem de TOC, acreditam que precisam agir de determinada maneira, através de rituais. Caso estes não sejam cumpridos, algo terrível pode acontecer com eles ou com outros.

A dificuldade é que este comportamento é difícil de identificar, por conta do limite. Passar por ocasiões de obsessão não é incomum, porém o transtorno passa a ser um problema quando afeta a vida da pessoa.

Existe uma confusão entre o TOC e a organização, pois o segundo pode ser uma consequência do primeiro. Ou seja, a organização e a limpeza podem ser parte do ritual que controla a obsessão.

A diferença entre organização e TOC

Porém, um pode não ter, necessariamente, nada a ver com o outro. Pode existir uma mania e uma preocupação grande com organização, do mesmo jeito que pode existir o TOC sem que esta seja parte da obsessão ou do ritual.

Outra distinção importante, é que mania também não é TOC. Mania, todo mundo tem, várias inclusive, que nem mesmo são percebidas. Por exemplo, praticamente todo mundo tem a mania de escovar o dente começando sempre pelo mesmo lado. Isso é uma obsessão? Claro que não. É algo praticamente automático.

Por outro lado, também é inquestionável que ambos os conceitos têm um certo ponto de intercessão. Muitas dessas obsessões são ligadas a higiene, como o medo de doenças ou de germes, o que significa que os rituais tendem a envolver organização, ou mania de limpeza.

Mas é fundamental destacar, que só porque você é uma pessoa organizada e que gosta da casa arrumada, não necessariamente, significa que você tem TOC. Todo mundo gosta da casa organizada e limpa.

As pessoas que de fato tem TOC, tem uma resposta muito negativa e um sofrimento por conta dos pensamentos e obsessões que é extremamente prejudicial.

Uma situação cotidiana, que muita gente sofre e que ilustra bem este ponto, é voltar para verificar se esqueceu a porta de casa destrancada. Qualquer pessoa já passou por isso, e gasta alguns segundos para voltar, verificar se trancou e seguir adiante. Isso não é TOC. Um indivíduo com TOC pode voltar diversas vezes, perdendo muito tempo, as vezes minutos, pois não consegue se livrar do pensamento de que se esqueceu a porta aberta, alguém pode entrar.

A relação entre o TOC e a organização existe, mas é muito sutil. Se você gosta da sua casa organizada, não se preocupe, pois isso não significa necessariamente TOC. E se você acha que tem TOC, ou sofre bastante por conta desses pensamentos obsessivos, não hesite em procurar ajuda.