Truques para economizar água na hora de lavar a louça na sua casa

Lavar a louça é uma rotina presente na vida de quase todos os brasileiros. Para alguns, um trabalho doméstico cotidiano, enquanto para outros pode até ser uma terapia. Contudo, a racionalização de recursos é algo indispensável no mundo moderno – e, por isso, é necessário conhecer alguns truques para economizar água na hora de lavar a louça na sua casa.

Além de ajudar com a economia de dinheiro (acredite, o uso racional pode ajudar muito no seu bolso), também evita o desperdício desse bem tão precioso para todos os seres vivos. Que tal aplicar isso na prática? Então confira, abaixo, 5 truques para economizar água na hora de lavar a louça na sua casa, contribuindo para um mundo mais sustentável.

1. Deixe os utensílios de molho

Sabe aquela sujeira que faz você gastar mais água, além de perder minutos preciosos – e até a paciência? Pois, ao deixar os utensílios de molho, como talheres e panelas, a sujeira sai muito mais fácil.

Cada material contém um tempo específico para que as partículas se desprendam do utensílio. Contudo, cerca de uma hora antes de lavar a louça por completo, deixe talheres, panelas, copos, pratos e o que mais utilizou para cozinhar de molho. É muito eficaz.

2. Utilize água morna e quente

No caso da gordura, mas também de sujeiras ‘impregnadas’ nos utensílios, a água morna ou quente pode ajudar. Lembre-se de ter cuidado com o líquido em altas temperaturas, pois pode causar pequenos acidentes indesejáveis.

Pouco antes de ferver, jogue a água sobre a louça que deseja lavar. Para melhor eficácia, deixe um tempo de molho, como no truque anterior, ampliando sua eficácia. Ainda, atente-se a alguns materiais, como o plástico (que é maleável), que não podem ser submetidos a altas temperaturas.

3. Utilize redutores nas torneiras

Às vezes o problema não é na consciência de quem vai lavar a louça: é na própria torneira. Objetos que têm alta vazão ou que contam com uma pressão diretamente da caixa d’água podem causar um desperdício desnecessário.

Para isso, redutores de torneiras (conhecidos como aerador) são pontuais: além de serem práticos e funcionais, são muito baratos. Você vai se surpreender como, com pouca água comparada ao que utilizava antes, consegue economizar e lavar a louça de forma contundente.

4. Dos mais ‘limpos’ ao mais ‘sujos’

Esse é um truque altamente eficaz: coloque toda a louça mais suja sobre a pia. Na sequência, ensaboe e enxague os utensílios de cozinha mais fáceis de serem limpos. Essa sequência possibilita que as partículas mais densas sejam desprendidas no ato de ensaboar e enxaguar.

Por exemplo: lave os copos primeiros, que basicamente sujam muito pouco. Passe para talheres que estavam na pia, pratos e depois panelas. De acordo com o nível de ‘sujeira’ é mais fácil traçar uma estratégia que irá economizar bastante água.

5. Jogue os restos de comida no lixo

O último truque muitas vezes passa despercebido por quem vai lavar a louça: jogar todos os restos e resíduos de comida no lixo. Isso impede que o ralo fique entupido, acumulando água com gordura, o que dificulta a limpeza.

Além disso, para limpar a própria esponja que contém os restos, desperdiça-se a água que poderia ser facilmente contornável. Por fim, o sistema de esgoto, caixa de gordura ou similar da sua casa agradece.

Conhecendo os 5 truques para economizar água na hora de lavar a louça, que tal ter serviços especializados de limpeza? Conheça nosso site e encontre a melhor opção para você.