Truques para proteger os seus eletros do desgaste da maresia

Ter uma casa de praia ou morar de frente ao mar é o sonho de muitas pessoas. A vista, o clima e a proximidade com o lazer são os grandes atrativos para se adquirir uma casa de praia. Porém, a maresia é a grande vilã dos eletrodomésticos. Isso porque ela é caracterizada como uma névoa que paira nas cidades do litoral, composta por sais que são os responsáveis pelo processo de oxidação de eletrodomésticos.

E engana-se quem acha que são apenas as casas e apartamentos que ficam em frente ao mar que passam por esse problema. O simples fato de estar próximo à praia já é o suficiente para receber as consequências da maresia nos pertences, principalmente nos eletrodomésticos. Estes acabam perdendo o brilho, esfarelando e oxidando com facilidade.

Muitas pessoas se perguntam o porquê desses objetos serem os mais atingidos. E a resposta é bem simples. As superfícies metálicas são as que mais sofrem com a oxidação provocada pela maresia. Basta o metal entrar em contato com substâncias externas nocivas como umidade, oxigênio e os componentes presentes na água salgada para que ele inicie seu processo de corrosão. Na maioria dos casos, o mesmo é lento, “comendo” aos poucos a pintura e o metal dos aparelhos. Já para quem mora mais próximo à praia, o processo é mais rápido e ainda mais agressivo.

Para que seus eletros durem por mais tempo, separamos 3 dicas para protegê-los do desgaste da maresia. Confira:

Cubra os eletrodomésticos

Uma das formas mais práticas de conservar seus objetos de metal é protegê-los da maresia. Para isso, compre ou faça capas de tecido bem grossos e cubra os eletros. Isso é válido principalmente para quem tem uma casa de praia apenas para veraneio, em que esses objetos não são usados com frequência.

Água doce e vaselina

Caso não seja possível proteger seus eletrodomésticos colocando-os em armários ou cobrindo com capas, por exemplo, uma das dicas mais simples é limpá-los de 15 em 15 dias com um pano limpo e úmido com água potável. Após isso, passe outro pano limpo com água e sabão.

Isso vai fazer com que as substâncias da maresia sejam removidas com frequência e não acumulem no eletrodoméstico, evitando assim a oxidação rápida. Outra dica bastante simples é passar um pano com vaselina líquida nos eletrodomésticos e itens de metal, como as torneiras, por exemplo.

Limpando eletros enferrujados

Você chegou para passar as férias na sua casa de praia, acabou esquecendo de cobrir os eletros e se deparou com as temidas ferrugens? Para limpar essa sujeira toda, utilize uma lixa bem fina, como aquelas próprias para ferro e retire suavemente todo o material enferrujado.

Feito isso, é só passar um produto específico para oxidação ou um esmalte de unha. Por incrível que pareça, o esmalte protege a superfície do eletrodoméstico e evita que a ferrugem se espalhe para outras partes.

Essas dicas são excelentes, mas melhor mesmo é contar com o auxílio de profissionais especializados para limpeza. Acesse nosso site, confira nossos serviços e contrate já!