Vasos de plantas: Saiba como limpar e deixar eles sempre bonitos

As plantas são itens que vão muito além da decoração de uma casa. Ter vasos de plantas naturais em um ambiente é proporcionar mais beleza e até melhorar a energia do local. Seja em um vasto no quintal ou mesmo em um canto de um cômodo, elas precisam de cuidados para manter a sua saúde e beleza.

Um desses cuidados é limpar os vasos e poucos sabem disso. Não é apenas algo que mantém as plantas mais bonitas, impacta na saúde dos vegetais também. Afinal, estamos falando de um ser vivo e quanto mais limpo e agradável o ambiente, mais saudável e linda ele ficará.

Quer saber como manter o vaso da sua planta sempre bonito e limpinho? Veja!

Como manter os vasos sempre limpos?

Seja dentro ou fora de casa, em quintais, todos os vasos precisam ser limpos para evitar doenças entre plantas ou flores. Ao iniciar um novo plantio, retire todos os restos dentro do vaso. Não reutilize esse solo, principalmente se estiver contaminado, a fim de prevenir doenças. Não deve ser reutilizado ou compostado em nenhuma hipótese. O solo e adubo frescos são escolhas melhores e mais saudáveis.

Limpe o vaso com uma escova, detergente e água morna. Esfregando tudo, tanto partes internas quanto externas, com bandejas, calhas ou pires. Lave e enxague bem, caso esse vaso tenha guardado uma planta doente no uso anterior, deixe de molho.

A solução indicada é de 10% de água sanitária com água, por cerca de uma hora. Se não puder mergulhar, use a solução para esfregar bem. Quando estiver totalmente limpo e seco, você pode inserir solo novo.

Como evitar doenças?

Antes de tudo, precisamos entender qual a diferença de limpar ou não um vaso, já que estamos lidando sempre com terra e sujeiras desse contexto. Apesar disso, saiba que quando muda uma planta de vaso, ela pode carregar doenças de um local para outro. São males silenciosos que ficam por anos impregnados nos vasos e passam para outras mudas.

Caso você tenha um jardim, tome pequenos cuidados com os materiais usados. Procure lavar tesouras, pás ou quaisquer instrumentos que use nos processos de jardinagem. Troque os solos por esterilizados e adubados, com certa frequência. Descarte tudo que já está contaminado, se possível queime o material para não ter contato com mais plantas.

Procure ter cuidado ao fazer o adubo, não use qualquer elemento para compostagem, isso ajuda a causar ou espalhar doenças. Tire sempre os restos de folhas, matos e sujeiras do local, isso evita a ocorrência de insetos nas suas plantas e jardim. Como forma de prevenção, opte por luvas ao manusear todos esses elementos. A consequência é, sem dúvida, um vaso limpo e bonito.

Entendeu a importância desses cuidados? Agora você já sabe como manter limpos os vasos de plantas, além de sempre bonitos. Cuide com carinho de suas plantas, afinal, elas dão tanta beleza e alegram tanto os ambientes.

Tem interesse em nossos serviços? Entre em contato para tirar as suas dúvidas e nos contratar, teremos prazer em atendê-lo.