Você sabia que a limpeza da sua casa diz muito sobre a sua personalidade?

Em geral, é comum que a casa seja uma extensão de seus donos, imprimindo seus gostos e estilo de vida, seja nos objetos, nas cores, na forma com que decoram os cômodos ou em todos os detalhes que compõem aquele ambiente.

Como se sabe, a limpeza de um lar é capaz, inclusive, de refletir a personalidade de quem mora nele. Mas, como isso seria possível? Descubra agora como o seu inconsciente vem à tona na sua organização e espante-se em como o exterior é um espelho para o seu interior.

Os desorganizados

Normalmente, as casas muito bagunçadas tendem a refletir uma pessoa que está confusa em seu interior. Por isso, quando todo o pensamento está tumultuado e em turbulência, é comum que isso se externalize e que os cômodos também fiquem desordenados, deixando a bagunça se instalar e os objetos ficarem espalhados por todo canto, assim como as dúvidas, angústias e inquietações também estão.

Por serem pessoas muito afetadas emocionalmente e com muita desordem dentro de si, é natural que estejam ocupadas em solucionar esses problemas e não em limpar e cuidar do que está em cada canto. Por isso, pode-se conjecturar que são indivíduos que não conseguem aproveitar o dia de forma eficiente, que acumulam seus afazeres e que, muitas vezes, se sentem improdutivos ou procrastinam ao máximo.

Inclusive, quando ainda há uma desordem também nos armários, com excessos de objetos e roupas caindo para todo canto, pode significar que essas pessoas têm dificuldades de desapegar, especialmente do que está remetido ao passado e às suas memórias, o que também é um aspecto a ser trabalhado.

Por fim, a falta de limpeza e de ordem pode estar relacionada a estados depressivos, ansiedade, apego e dificuldade de lidar com o momento em que se está vivendo.

Os organizados

Todo mundo conhece alguém que arruma tudo ao extremo, que acredita que tudo precisa estar em ordem e que ninguém é capaz de arrumar tão bem quanto ele mesmo.

Essas pessoas, em geral, são bastante detalhistas, muito críticas, têm mania de limpeza e acham que, enquanto a casa não estiver brilhando e o armário não estiver organizado até mesmo por cor, nada estará funcionando. Isso pode ser um indicativo de uma tendência a ser controlador, com uma baixa tolerância a frustrações e uma tendência a centralizar todas as tarefas para si, com medo de que os outros não correspondam às suas expectativas.

Por serem tão perfeccionistas, é comum que não vivam, mas sim sobrevivam. Ora limpando; ora se preocupando; ora com o pensamento a mil, pensando no que as visitas pensariam se vissem sua casa desorganizada.

Este pode ser um sinal de estresse, ansiedade e até mesmo transtornos de humor, uma vez que esses indivíduos estão sempre preocupados, exigentes e são constantemente responsáveis demais, sem nunca relaxar.

Além disso, tendem a ser possessivos, autoritários, mandões e “fiscalizam” a todo instante se tudo está em ordem, sem sentir prazer em apenas viver um dia de cada vez.

A importância do equilíbrio

Todos os dois extremos são bem negativos, portanto, o ideal é conter os excessos e encontrar um equilíbrio, aprendendo que a casa não precisa ser minimalista e extremamente clean, como também não precisa estar abarrotada e suja.

Para auxiliar nessa busca pelo equilíbrio, a alternativa pode estar em abrir mão do controle e do descaso para delegar a função para outra pessoa, e é aqui que nós entramos. Somos uma empresa com 68 unidades franqueadas de agenciamento de diaristas e mão de obra para limpeza. Atuamos em todo o Brasil e certamente teremos o profissional ideal para te ajudar a refletir a sua personalidade da maneira que sempre quis.

Entre em contato conosco e contrate já. Temos certeza que vai adorar!