Você sabia que alguns produtos de limpeza afetam a saúde dos pets?

Quem tem animais de estimação sabe o quanto são especiais e importantes para a família. Entretanto, é preciso ter alguns cuidados para que a convivência continue harmoniosa, principalmente quando se trata de alguns itens de limpeza, que podem afetar a saúde dos pets.

Excesso de pelos e os odores deixados pelos animais incomodam e exigem limpeza constante, é nesse momento que substâncias como cloro e alguns ácidos podem provocar alergias e até feridas nos bichanos.

Por isso, é fundamental verificar o rótulo dos produtos e certificar-se de que não possui nenhum componente perigoso.

Pensando nisso, elaboramos uma lista de substâncias que podem e as que não podem afetar a saúde de seu pet, independentemente de ser gato ou cachorro. Veja, a seguir!

Produtos que podem ser utilizados

A maioria dos animais têm como uma de suas principais características o olfato apurado, por isso possuem tanta sensibilidade a cheiros fortes, principalmente produtos perfumados e aromatizados. Então, escolha substâncias que não tenham odor pronunciado, assim, não vão ofender o seu bichano.

Álcool, por evaporar rapidamente, é um dos produtos mais indicados para fazer higienização dos locais onde os pets transitam. Além de ser eficaz na limpeza, não deixa cheiro forte no ambiente. O mesmo se aplica ao sabão neutro, outra alternativa que não contém nenhuma substância agressiva aos animais e que não deixa o ambiente perfumado.

Como alternativa para lavar pisos na parte externa da casa, local preferido dos cães, a sugestão é fazer uma solução com água e detergente neutro. Essa combinação, além de remover gorduras e sujeiras difíceis de sair do piso, não deixa cheiro forte na superfície.

Produtos que não podem ser utilizados

Como falado anteriormente, a medida mais importante para evitar que seu pet tenha contato com substâncias ofensivas é olhar o rótulo das embalagens. Suspenda imediatamente o uso, caso contenha:

– Ácidos sulfúrico, bórico, clorídrico, fosfórico e oxálico;
– Hidróxido de sódio, cloro, bissulfeto de sódio, amônia e potássio;
– Peróxido de sódio;
– Hipoclorito de sódio;
– Trietanolamina;
– Óxido de cálcio;
– Silicato de sódio.

Isso pois alguns deles podem provocar intoxicação e até levar à morte

Água sanitária e alvejantes são produtos muito comuns na limpeza da casa, mas costumam ter alta concentração de cloro, por isso o recomendado é não os utilizar nos locais em que o pet tem o hábito circular.

Portanto, sigas as recomendações e mantenha seu animal seguro.

Como deixar tudo limpo

É comum os pets fazerem xixi ou cocô fora do local, como sofás ou tapete, deixando mal cheiro e manchas. No mercado, existem produtos específicos para solucionar esse problema, mas você também pode optar por uma solução caseira e muito eficaz. Confira:

1. A primeira medida é retirar o excesso de urina, com papel toalha ou higiênico, em último caso;
2. Em seguida, despeje na área uma mistura de vinagre branco e água quente, na proporção de 1 para 3;
3. Para finalizar, cubra com bicarbonato de sódio;
4. Espere secar e passe o aspirador, caso você tenha.

Gostou do artigo e quer saber mais? Entre em contato conosco e conheça nossos diversos serviços que vão deixar a sua casa limpa e segura para o seu pet.