Afinal, quais as vantagens de investir em um negócio próprio?

Investir em um negócio próprio é um sonho compartilhado por muitas pessoas Brasil afora. Neste momento da economia em que o país começa a se recuperar de uma grave crise, mais do que aspiração, empreender se tornou uma necessidade para muitos.

Nessa perspectiva, podemos dizer que essa é uma saída financeira que apresenta muitos desafios. Contudo, para quem pretende investir em ter sua empresa, ela também oferece bastantes vantagens.

Pensando nisso, neste post, vamos detalhar para você quais são elas. Continue a leitura e confira!

Por que as pessoas investem em um negócio próprio?

Existem diversos motivos que levam uma pessoa a tomar a decisão de abrir uma empresa. Tudo depende de uma série de fatores que envolvem o perfil profissional, o perfil financeiro e a história de vida de cada um. A seguir, vamos mostrar alguns dos principais motivos que levam as pessoas a investir no próprio negócio.

Desemprego

O desemprego é um dos maiores motivadores de novos negócios. Muitas pessoas, ao serem demitidas de seus empregos fixos, usam a verba rescisória para investir em sonhos antigos ou apenas aproveitam a oportunidade de gerar renda para o sustento de sua família.

Perfil empreendedor

Por outro lado, algumas pessoas simplesmente nasceram para gerenciar um negócio próprio. Normalmente, esse tipo de indivíduo não se adapta à rotina de ter que se reportar a outras pessoas para realizar seu trabalho. Além disso, são pessoas que gostam de tomar decisões e têm facilidade em liderar outras.

Realização de um sonho

Já outras pessoas possuem um sonho, um propósito de vida. Para conseguir realizá-lo, muitas vezes é necessário ter maior liberdade de decisões, coisa que, em geral, não se consegue trabalhando em uma empresa que não seja própria.

Quais são as vantagens de investir em um negócio próprio?

Independentemente de qual seja a motivação para empreender, existem muitas vantagens em abrir sua própria empresa. Nos tópicos abaixo, vamos detalhar algumas das mais relevantes. Acompanhe!

Liberdade

A liberdade é uma vantagem bastante atrativa para quem viveu boa parte da vida preso às regras das empresas por onde passou. E essa liberdade pode estar relacionada a aspectos diversos.

Dentre eles, certamente o quesito tempo é um dos mais valorizados quando a questão é ter o seu próprio negócio. Afinal, quem nunca teve problemas em marcar um compromisso por causa do conflito com o horário de trabalho? Sendo o dono da sua empresa, você tem a flexibilidade de horários a seu favor.

Além disso, se, por exemplo, você tem filhos em idade escolar, essa flexibilidade também faz muita — mas muita mesmo — diferença.

Conciliar o trabalho e a família não é tarefa fácil, mas você poderá se dedicar mais a ela, participar de reuniões na escola, levar e buscar as crianças nas aulas e atividades extras, entre outras coisas.

Também vai sobrar mais tempo para cuidar de afazeres domésticos, como fazer compras de supermercado, cozinhar, manter a casa limpa, etc.

Realização pessoal e profissional

Muitas pessoas não são felizes em seus empregos e permanecem neles por pura necessidade financeira. Porém, essa é uma situação muito frustrante e desanimadora. Por conta disso, essa é uma vantagem bastante buscada por quem empreende.

No campo profissional, a sua capacidade de gestão e os bons resultados obtidos ao longo da jornada poderão trazer uma satisfação única, uma vez que ser reconhecido como um bom profissional faz muito bem.

Já no campo pessoal, ter o seu negócio próprio pode produzir um contentamento muito grande, na medida em que, sendo um bom empresário, isso vai ajudá-lo a mostrar suas habilidades.

Além disso, você trabalhará com aquilo que escolheu, fazendo tudo do jeito que quer e acha mais adequado.

Se você tem um sonho, uma vocação, deve seguir isso com todas as suas forças e buscar sua realização pessoal e profissional. Essa atitude traz benefícios até para sua saúde física e mental.

Autonomia

Ter a sua própria empresa é tomar as suas próprias decisões. Por um lado, algumas pessoas não gostam disso. No entanto, para quem tem o perfil de empreendedor, isso é algo libertador.

A autonomia permite que você defina quais são as melhores práticas de gestão e de produção que devem ser seguidas, quais diretrizes de gestão de pessoas devem ser adotadas, quais formas de divulgação devem ser utilizadas, enfim, é você quem escolhe o que é melhor para o seu empreendimento.

Por isso, é importante ressaltar que o estudo constante é o maior aliado da autonomia. É preciso se manter sempre atualizado, principalmente sobre o que acontece no mundo dos negócios e que tem relação com a sua empresa. Assim, você sempre tomará as melhores decisões.

Geração de empregos

Essa é uma vantagem que, além de trazer satisfação pessoal, tem um impacto que vai além da própria empresa. A geração de empregos é um elemento que merece destaque por envolver muitos aspectos, tanto internos quanto externos.

Assim como existem as pessoas com o perfil empreendedor, existem aquelas que não nasceram para comandar uma empresa e são muito felizes sendo subordinadas a alguém.

Para esse tipo de gente, a geração de postos de trabalho é essencial, pois é o que vai garantir um emprego e o sustento de sua família.

Ao montar sua empresa, você tem a capacidade de ajudar na economia do seu entorno, gerando emprego para as pessoas que, por sua vez, terão dinheiro para gastar nos comércios vizinhos.

Toda essa movimentação gera um aumento nas transações comerciais da região, melhorando a economia local e ajudando, até mesmo, na geração de novos empregos nos demais comércios, pelo aumento do movimento. Pode parecer um pouco pretensioso, mas acredite: sua empresa pode causar todo esse efeito, mesmo se ela for pequena.

Independência financeira

Por fim, com certeza, essa é a vantagem mais buscada por todos que decidem abrir sua empresa. Mais do que apenas ficar rico, conquistar a independência financeira é um fator de muito peso.

Quando se trabalha para outra pessoa, por mais que se tenha a sensação de estabilidade, não está em suas mãos a decisão sobre a permanência ou não no cargo. Mesmo se tratando de cargos públicos, existe o risco de atrasos no pagamento e, até mesmo, de demissão.

Investindo em um negócio próprio, tudo dependerá de você e de seus esforços. Trabalhando bastante, da maneira correta e seguindo boas práticas, sua independência financeira será questão de tempo.

Como vimos, são muitas as vantagens de investir em um negócio próprio! Para se aprofundar ainda mais no assunto, leia este outro post sobre por que a independência financeira é tão vantajosa. Boa leitura!