Franqueado Mary Help da cidade de Natal fala sobre as mudanças do mercado doméstico a Tribuna do Norte

Mercado para domésticas mudou

Seis meses depois da PEC das Domésticas ser regulamentada e a implantação do eSocial – sistema que unificou tributos da atividade em guia única de pagamento – no último dia 1º de outubro, os dois projetos têm alcançado o objetivo de facilitar a regularização do emprego doméstico. No entanto, as mudanças trouxeram uma nova realidade ao segmento: cresceu a demanda em escritórios de contabilidade, diminuiu a procura por profissionais para jornadas maiores de trabalho e o custo para manter uma empregada subiu.

De acordo com Mariana Ramos, proprietária da Mary Help Natal, agência especializada em diaristas e mensalistas para o serviço doméstico, a demanda tem caído significativamente nos últimos meses. “Desde que foi dado o parecer para as novas regras, a procura diminuiu muito, cerca de 60%. Em média, fazíamos 12 processos de mensalistas por mês e agora estamos fazendo 5. E, com isso, se antes anunciávamos com frequência, hoje não tem como”, comentou Mariana.

Ainda conforme Mariana, ao mesmo tempo que houve queda na demanda, seu banco de oferta de profissionais aumentou. “Hoje tem uns 400 cadastros. Antes a gente recebia duas ou três pessoas por semana, procurando empregos, agora, em média, são dez por semana. E, muitas estão tentando se lançar como diaristas, porque não há vaga para mais jornada”, explicou. Questionado sobre as explicações dos clientes, foi direta. “Segundo eles, está pesando bastante no orçamento familiar. O peso tem sido elevado, com salários e encargos sociais”, declarou.

Clique aqui e veja matéria na integra.