Entenda como é o mercado de franquias e como ele funciona

Enquanto muitos setores ainda lutam para sair da crise econômica, o mercado de franquias segue crescendo e faturando cada vez mais. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF) o setor cresceu 8,3% em 2016, com um faturamento de R$ 151,247 bilhões.

Existem mais de 142 mil unidades de franquias no Brasil, dos mais diversos setores. Os que mais se destacam são os de saúde, beleza e estética, alimentação, moda e serviços. Cerca de 42% dos municípios brasileiros já contam com a presença de pelo menos uma unidade franqueada.

Sendo assim, o mercado de franquias se apresenta como uma boa oportunidade de negócios para 2018. Mas o que de fato é uma franquia e como ela funciona? Como investir nessa área? É o que abordaremos no post de hoje. Continue a leitura para saber mais!

O que é e como funciona uma franquia?

Você já deve ter visto muitas lojas semelhantes em shoppings e galerias por aí. Grandes redes de fast food, cosméticos e entretenimento, na verdade, são franquias das marcas originais.

Nesse sistema, um franqueador, que é o dono da marca, cede ao franqueado o direito de usá-la. Desta forma, a empresa passa a poder comercializar, produzir ou distribuir produtos, utilizando a mesma tecnologia e o modo de produção, além da implantação e administração do negócio seguindo os mesmos padrões da empresa original.

É por isso que se consegue adquirir produtos e serviços com qualidade semelhante em lojas diferentes. Para ter esse direito, o franqueado precisa fazer um investimento inicial e se submeter à aprovação do franqueador.

Cada um possui exigências próprias, de acordo com o padrão exigido para o modelo de negócio, como localização, público-alvo, entre outros. Depois, devem ser pagos royalties regularmente, indireta ou indiretamente, mas não existe vínculo empregatício.

O franqueador fornece o projeto arquitetônico, treinamento para o franqueado e os colaboradores, além de todo o suporte para a implantação.

Também é feito um acompanhamento ao longo do projeto para a melhoria da gestão do negócio e se tem a vantagem de contar com todo o aparato de marketing da rede.

Como está o mercado de franquias?

Para muitos especialistas, o mercado de franquias é a melhor opção para quem quer investir em um novo negócio. Isso porque já entra num projeto estabelecido, bem estruturado e que de alguma forma já deu certo.

De fato, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) aponta que 46% das novas empresas convencionais acabam fechando, subindo para 85% quando se fala em micro e pequenas empresas. Para o setor de franquias esse número é de apenas 5%.

Se de um lado a crise tem prejudicado a maioria das empresas, ela pode ter contribuído para o crescimento das franquias. Muitas pessoas que perderam seus empregos passaram a investir o valor das rescisões nesses negócios, principalmente nas microfranquias, que precisam de um investimento máximo inicial de R$ 80 mil.

Quais são as perspectivas para a área?

Por sinal, as franquias menores foram as grandes responsáveis pelo sucesso do mercado nos últimos anos. Para 2018, acredita-se que elas devam dominar o mercado, visto que precisam de um investimento bem mais baixo e com retorno mais rápido.

Outra grande tendência para este ano é a interiorização. Se antes as franquias, principalmente as de alimentação, eram marca registrada dos grandes centros urbanos, agora cada vez mais elas se movimentam para o interior do país, até em cidades com menos de 100 mil habitantes. Mesmo nas cidades maiores, cada vez mais se investe em franquias nas regiões mais periféricas.

Isso tem acontecido, principalmente, pela saturação desses serviços nas praças maiores e o valor mais alto dos aluguéis e a concorrência.

Assim, muitas marcas estão buscando outros mercados, tendo em vista o potencial econômico inexplorado nos lugares menores ou mais distantes.

Quais os nichos têm se destacado mais?

Mas então, onde investir? Bom, o mercado de franquias é bem diverso e oferece oportunidades em quase todos os setores econômicos.

Uma grande aposta sempre foi o de alimentação, uma vez que se trata de uma necessidade básica das pessoas. No entanto, outras áreas ainda são menos aproveitadas e, por isso, apresentam grandes oportunidades.

Entre eles está a de serviços diversos, como manutenção de casas, limpeza e outros serviços domésticos. Nesse nicho, houve um crescimento de 9,7% em 2017, devendo ser ainda maior em 2018.

Alguns setores que mostraram bons resultados no ano passado e devem continuar a crescer são:

  • educação, 9,7%
  • comunicação, eletrônicos e informática, 12,7%;
  • lazer e entretenimento, 13,1%.

Outras boas apostas devem ser a área de marketing digital, e-commerce e a alimentação saudável. Todas essas diferentes franquias possuem características próprias, que exigem muita preparação antes de investir.

Como escolher a franquia para investir?

Por mais que ofereçam modelos de negócios prontos, quem deseja entrar no mercado de franquias também precisa ter alguns cuidados, assim como em qualquer investimento. Por mais que sejam bem menores, ainda existem riscos, com a necessidade de muita pesquisa e informação.

A grande vantagem é não começar do zero. O know-how do negócio já foi experimentado e deu certo para outros investidores. Mas ainda é preciso escolher o local, analisar o público e conhecer bem todas as possibilidades de onde se deseja instalar a franquia.

Para escolher em qual franquia investir, o primeiro passo é buscar um setor com o qual se tenha mais afinidade. Por mais que o modelo de negócio já venha pronto, ele de fato só vai funcionar se você souber administrá-lo.

Depois, é preciso estudar bastante também sobre o franqueador. Algumas marcas já são bem conhecidas no mercado de franquias, mas outras ainda podem oferecer um risco maior. Pesquise muito sobre as experiências de outros franqueados e como tem sido a implantação das lojas.

Aí sim dá para escolher um modelo de franquia e é hora de começar a seguir todos os procedimentos solicitados pela empresa franqueadora.

É bom ter em mente que esse não é o tipo de investimento para quem deseja inovar, pois todo o modelo deverá ser seguido rigidamente.

De qualquer forma, o mercado de franquias é uma ótima opção de investimento, sobretudo por não oferecer tantos riscos quanto os negócios tradicionais. Vale a pena pesquisar e conhecer as diversas opções disponíveis no Brasil.

Gostou do post? Quer saber mais sobre o mercado de franquias e assuntos relacionados a ele? Então assine a nossa newsletter e receba, em primeira mão, todas as novidades do setor.