5 dicas para lavar edredom

Muitas pessoas têm dificuldade na lavagem de roupas no geral, quando falamos então da lavagem de edredons, que são maiores e mais pesados, a coisa se complica ainda mais.

Pensando nisso, listamos 5 dicas infalíveis para te ajudar nessa função. Confira!

1. Conheça a peça

Assim como você separa tipos de tecido diferentes, cores e tudo mais, nos edredons isso também é preciso. Verifique na etiqueta as informações do fabricante. Além de saber o básico, como o tecido, é preciso saber as formas de lavagem, secagem e o que mais foi recomendado pela fábrica. Se tais informações não estiverem na etiqueta, cheque a embalagem do edredom.

É preciso ver, por exemplo, os desenhos instrutivos contidos, como uma bacia de água. Se ela estiver com um X em cima, significa que esse produto necessita de lavagem a seco, apenas. Se tal bacia do desenho tiver um número em cima, é a temperatura indicada para a máquina de secagem.

Outro desenho instrutivo relevante é um quadrado com um círculo dentro. Ele significa que pode ser secado em secadora, entretanto, quando há um X não é permitido. Junto dessas instruções também estará a informação sobre passar ou não o produto, bem como a temperatura indicada.

2. Não ultrapasse a capacidade de sua máquina

A ultrapassagem do limite de peso da máquina pode danificar a peça lavada e o próprio eletrodoméstico.

Não é indicada a lavagem de edredons em máquinas de capacidade inferior a 10 kg. Mesmo com uma capacidade superior, verifique o tipo de edredom.

Edredons infantis, de solteiro e de casal podem ir para máquinas de 10 kg. Para os modelos Queen e King Size a mínima capacidade é a de 15 kg.

3. Hora de lavar

Se as dicas anteriores já foram seguidas, coloque o edredom na máquina por inteiro, sem partes da peça para fora do tambor de lavagem.

Use o ciclo “delicado”, não use modo de turbo limpeza ou semelhante, pois isso pode danificar as costuras.

Antes de colocar o amaciante no reservatório para uso, verifique se a peça é compatível com o produto. Alguns edredons com fibras sintéticas não reagem bem à utilização de amaciante.

4. Secagem

Se a peça pode ir à secadora, cuide da temperatura e ligue. Fique de olho no tempo indicado e vire o edredom ao longo do processo para uma secagem mais uniforme.

Você também pode secar ao sol, cuidando apenas com peças de cor escura, preferindo a secagem à sombra, nesse caso. Estenda sempre de forma que a peça fique sem dobras e em um local bem arejado.

Caso precise dobrar o edredom, pelo tamanho do espaço de secagem, lembre-se de virar a peça pelo menos uma vez.

5. Armazenamento

Verifique se o armário está bem limpo e sem umidade ou mofo. Isso vai garantir que o edredom permaneça limpo e dure mais tempo.

Com essas dicas em mente, tudo ficou mais fácil. Para facilitar ainda mais seu dia a dia de limpeza, chame a Mary Help! Entre em contato e tire duas dúvidas.