Dicas de limpeza para quem tem rinite alérgica

A rinite alérgica é um dos principais problemas que pode ter quem precisa fazer a faxina da própria casa, ou tem isso por profissão. O levantamento de poeira e os ácaros causam irritação na mucosa nasal, alergia na pele, vermelhidão e lacrimejamento nos olhos, tosse, coriza e, em casos mais graves, até sangramento do nariz e falta de ar.

E, por outro lado, você sabia que a casa de alguém que tem rinite, por exemplo, precisa ser limpa até com mais frequência, para evitar o acúmulo de poeira e ácaros, os causadores das crises de alergia? Então, como fazer isso sem tanto sofrimento? Separamos aqui algumas dicas para diminuir esse problema. Continue lendo!

Itens a evitar

– Tapetes, carpetes e cortinas: por causa do imenso número de tramas, é um esconderijo muito fácil para grande quantidade de poeira e de ácaros. Prefira tapetes, os de poliamidas, látex ou EVA, que acumulam menos poeira e ácaros. Cortinas, persianas. De qualquer forma, para limpar estes itens, tradicionais ou não, evite batê-los ou sacudi-los. Aspire-os e deixe-os ao Sol uma vez por semana. Chão: prefira porcelanato ou cerâmica.

– Vassouras, esfregões e espanadores: levantam e espalham a poeira no ambiente. O melhor é usar aspirador de pó e pano úmido.

– Bichos de pelúcia: também não são recomendados. Mas, se não for possível se livrar deles, e se ficarem expostos, é importante lavá-los com frequência, a cada duas semanas, em água a 60 °C. Mas, se essa temperatura não for a indicada pelo fabricante, dá para envolvê-los em sacos plásticos e deixá-los no congelador por 12 horas, uma vez por mês, e, depois disso, lavá-los em água na temperatura que está na embalagem – as temperaturas fria e quente matarão os ácaros.

– Acúmulos de objetos: se não for possível evitar o acúmulo de livros, revistas e objetos de decoração, organize-os em sacolas, caixas e armários, e limpe-os regularmente. Se possível, deixar os que são menos usados num aposento fora de casa.

– Ar-condicionado: seca o ar. Mas, se precisar utilizá-lo em casa, mantenha os dutos limpos (uma vez por mês, pelo menos), porque também acumulam poeira e, portanto, ácaros.

– Produtos de limpeza tradicionais: devem ser evitados os que têm perfume forte, que irritam as mucosas nasais dos alérgicos. Prefira produtos neutros, inodoros, com cheiros mais suaves e biodegradáveis, além de soluções como sabão de coco (nas suas mais variadas formas), bicarbonato de sódio, vinagre branco, limão e álcool, que, apesar de não serem desinfetantes, podem ser usados como desengordurantes, e também para combater fungos (principalmente em ambientes mais úmidos da casa, como o banheiro).

Outros hábitos a adotar

– Manter o ambiente arejado: é muito importante manter janelas e portas abertas durante o dia, e as cortinas abertas para a entrada de Sol, ao menos durante uma parte desse período. Isso diminui a quantidade de ácaros na sua casa.

– Cuidados com a cama e com a roupa de cama: troque regularmente lençóis, colchas e travesseiros, e principalmente após a faxina, deixando os travesseiros ao Sol. Use roupas com materiais antialérgicos e envolva-os em capas protetoras contra ácaro.

– Sair um pouco do ambiente após limpá-lo: após a limpeza uma parte da poeira ainda vai estar em suspensão, ou seja, mais próxima do seu rosto. Mude de ambiente um pouco, para esperá-la se assentar. E, ao voltar, é interessante tirar os sapatos na porta, para não espalhar pela casa poeira da rua.

– Luvas, máscaras e óculos: se sua crise alérgica for muito grave e você não puder se esquivar de fazer a faxina, proteja-se com estes itens.

Outra solução é delegar sua faxina! Se quiser contratar nossos serviços, entre em contato conosco no nosso site.