Brinquedos: Como limpar sem prejudicar a saúde das crianças?

O momento da limpeza costuma ser ainda mais exaustivo quando se tem crianças em casa. E se você pensa que é apenas pela bagunça que elas fazem, devemos dizer que está enganado (a). A hora de limpar o quarto das crianças ou o quarto dos brinquedos é que é o verdadeiro pesadelo de muitos papais e mamães por aí.

E, além de todo o trabalho que essa limpeza costuma dar, ainda existe a preocupação com outra coisa: como limpar de forma com que a saúde das crianças não seja prejudicada? Se você também tem essas preocupações, continue lendo esse texto. Hoje falaremos um pouco mais sobre como fazer a limpeza dos brinquedos das crianças sem colocar a saúde delas em risco. Boa leitura!

1 – Limpando os brinquedos de metal
Caso seu filho (a) tenha inúmeros brinquedos de metal, o mais indicado é que você faça a limpeza deles usando um pano umedecido em álcool 70%. Basta passar por todo o brinquedo e deixa-lo em uma área ventilada para que seque por completo.

Caso o brinquedo não seja de ferro, você também pode usar água, sabão neutro ou detergente. Para fazer a limpeza use uma esponja não abrasiva ou até mesmo a sua mão. Para evitar que partes do brinquedo venham a enferrujar, certifique-se de não molhar nenhum que possua partes de ferro.

2 – Limpando brinquedos de E.V.A e borracha
Temos uma ótima notícia para você: os brinquedos de E.VA e borracha são os mais fáceis de ser higienizados. Para isso, basta esfregá-los com uma esponja (que não seja abrasiva) umedecida em água e sabão neutro, enxaguar e secar com um pano seco e limpo. Caso não disponha de muito tempo para lavar, você também pode apenas higienizá-los com um pano umedecido em álcool.

Caso seu filho (a) tenha brinquedos que fiquem no mesmo lugar em que ele toma banho, é indispensável que, após o banho, você retire toda a água que fica dentro de eles e os seque. Isso ajudará a evitar com que acumulem água.

3 – Limpando brinquedos de tecido e pelúcia
Os brinquedos de tecido e pelúcia não são dos mais fáceis de ser limpos, e ainda contam com o agravante de causarem alergias nas crianças quando não são higienizados corretamente.

Para evitar que isso aconteça você pode lavá-los na máquina de lavar (verifique se a etiqueta permite essa possibilidade) com o mesmo sabão que usa para lavar as roupas do seu filho (a).

Para os brinquedos que possuem restrições quanto às lavagens na máquina, a única saída é fazer o processo à mão, ou a seco em lavanderias que sejam especializadas no serviço.

Lembre-se de que a limpeza dos brinquedos deve ser feita rotineiramente, principalmente de brinquedos que acumulam pó e ácaros, como é o caso de bonecos e ursos de pelúcia, por exemplo.

Quando optar por usar álcool, não se esqueça de deixar o brinquedo em um local arejado para que o produto evapore. Esses pequenos cuidados ajudarão a manter a saúde das crianças a salvo, bem como os brinquedos limpos.

Quer conferir mais dicas como essas? Acesse www.maryhelp.com.br e aproveite para conhecer os nossos serviços especializados que contam com profissionais capacitados!