Cheiro de cigarro: Saiba como tirar sem dificuldades das suas roupas

Mesmo quem tem o hábito de fumar pode se incomodar com o cheiro que o cigarro deixa nas mãos, roupas e ambientes que o fumante frequenta. Sabe-se que quem fuma é fumante ativo e quem está exalando a fumaça que ele produz é considerado fumante passivo.

Indo além deste fato, um estudo divulgado pelo jornal O Globo mostrou que, mesmo após o fumante não estar com um cigarro aceso no ambiente, a fumaça tóxica deixada permanece, por isso sentimos o cheiro e também os malefícios da mesma para quem respirar aquele ar.

Para reduzir o cheiro que incomoda, nós temos algumas dicas, porém é importante lembrar que os efeitos tóxicos permanecem. Para eliminá-los, seria necessário cortar sua origem.

Dicas para tirar o cheiro das roupas

Um primeiro cuidado básico é lavar as roupas do fumante ativo separadamente. Apesar de o cheiro se espalhar pelas roupas de todos os fumantes passivos, ele é maior para quem pratica diretamente o hábito.

Após lavar as peças separadamente e com os produtos de lavagem habitual, como o sabão e amaciante, enxague-as e deixe-as um tempo de molho com vinagre branco, enxaguando novamente em seguida.

O processo pode também ser feito de forma reversa, lavando primeiramente as peças com vinagre e, em seguida, com os produtos habituais. Veja qual delas funciona de maneira mais eficaz para seu caso.

O vinagre branco é um ótimo aliado na remoção de odores, tanto de roupas como de ambientes. Outro produto que pode auxiliar esse processo é o bicarbonato de sódio, também pode ser usado da mesma forma ou até junto ao vinagre branco.

É importante que as roupas sejam bem arejadas antes de levá-las ao roupeiro. Deixe-as secar e se possível, pendure-as em um varal que receba ventilação, assim, o cheiro pode diminuir significativamente ou até ser eliminado.

Após lavar as roupas, o cheiro pode ficar impregnado na máquina de lavar, então, utilize uma solução de bicarbonato de sódio, vinagre e água para a limpeza da mesma.

Para quem está viajando e deseja manter suas roupas cheirosas, uma dica interessante é fechar as peças do fumante em um saco com fecho ou sacola plástica bem amarrada. Dentro dela coloque também toalhinhas amaciantes ou paninhos umedecidos com água e bicarbonato de sódio.

Outra dica rápida é fazer uma solução com água, amaciante e bicarbonato de sódio. Misture tudo e borrife sobre as roupas.

Você também poderá preparar um purificador natural de ar para diminuir o cheiro do ambiente e dos tecidos mais pesados como tapetes e cortinas ou para roupas como paletós ou casacos. Ferva uma mistura de água com vinagre de maçã e deixe o vapor ser dissipado no local onde estão as peças citadas.

Coloque em prática

Agora que você conhece algumas dicas eficazes para remoção do odor de cigarro, basta colocá-las em prática e notar os benefícios.
Como todas as dicas envolvem tempo e esforço, conte com nossos serviços de limpeza, profissionais eficientes podem ajudar você. Fique à vontade para entrar em contato, tirar dúvidas e saber mais.