Como limpar ferro de passar?

Quem nunca passou pela situação de ter algum material grudando no ferro de passar ou mesmo ficar com um ferro manchado e queimado? Ao longo do tempo de uso, o ferro vai acumulando resíduos de tecido na base, ou mesmo derrete tecidos quando a temperatura utilizada não é adequada.

Quando isso acontece, não é preciso desistir do ferro e comprar outro: há algumas dicas de limpeza que você pode seguir para deixá-lo como novo, fazendo com que dure por muito mais tempo.

Precisa limpar até mesmo o ferro de passar com função de autolimpeza?

Alguns ferros de passar possuem uma função de autolimpeza e, por isso, muitas pessoas acham que não é necessário limpá-los. Na verdade, o preço de não limpar esses aparelhos pode ser uma pilha de peças com manchas de sujeira deixadas na hora de passar.

Isso acontece porque, mesmo que você utilize seu ferro na temperatura adequada para cada tipo de tecido, resíduos vão se acumulando na base e no reservatório de água. Como consequência, podem se desprender nas suas peças enquanto passa a roupa e manchar tudo.

Por isso, o jeito é limpar o ferro para preservar uma base sem manchas e resíduos e garantir seu bom funcionamento.

Ferro a seco ou a vapor?

Há diferentes tipos de ferro de passar e, consequentemente, formas diferentes de limpá-los. Para fazer a limpeza correta, você deve levar em consideração não apenas se o modelo é a seco ou a vapor, mas também o material ou revestimento da base.

Base antiaderente

Você pode limpar seu ferro com base antiaderente utilizando:

– Água e vinagre: misture um copo de água e um copo de vinagre, e use uma esponja ou pano macio para esfregar a base;
– Sal grosso: caso haja resíduos mais grossos e difíceis, como plástico, você pode passar o ferro sobre um jornal com uma camada de sal grosso. Outra opção é esfregar o sal diretamente na base;
– Vinagre e bicarbonato: uma das soluções mais famosas é a mistura de vinagre com água (na mesma proporção), umedecer uma esponja ou pano, colocar um pouco de bicarbonato de sódio e esfregar a base do ferro. No final, é só passar um pano limpo.

Sem base antiaderente

Os ferros sem base antiaderente podem ser limpos com saponáceos, tomando cuidado para não passar pelas saídas de vapor.

Limpando o reservatório interno e as saídas de vapor

Alguns modelos de ferro de passar permitem trocar o filtro. Outros, por não possuírem filtro, precisam ter o reservatório limpo. Para isso, basta inserir uma mistura de água e vinagre na mesma proporção no reservatório e ligar o vaporizador.

Depois, é só repetir o procedimento utilizando apenas água. Pronto, seu reservatório está limpo!

Cuidados com seu ferro de passar

Como vimos até aqui, limpar o ferro de passar exige alguns cuidados simples e produtos que podemos facilmente encontrar em casa. Para que seu ferro dure por muito mais tempo, tenha atenção a essas dicas:

– Não faça a limpeza da base com o ferro em alta temperatura. Além de não ser necessário, pode causar acidentes;
– Não utilize abrasivos como palha de aço, que podem danificar o seu aparelho;
– Não utilize líquidos abrasivos no interior. A solução de água e vinagre é suficiente para limpar seu ferro e líquidos abrasivos podem reduzir sua vida útil.

Quer conferir mais dicas? Acesse o blog da Mary Help ou confira o site para saber mais sobre nossos serviços. Aqui você contrata profissionais diaristas selecionadas e treinadas nas mais diversas especialidades, com a confiabilidade, praticidade e agilidade que só a Mary Help tem!