Erros que você não pode cometer ao lavar roupas

Lavar roupas parece ser uma tarefa relativamente fácil. Com a máquina de lavar, o processo se torna muito simples: coloca-se tudo dentro do aparelho, põe-se um pouco de sabão e é só espera encher e começar a lavagem.

Bem, a receita parece não ter segredo. Mas lavar roupas não é só isso. Quem já lavou roupas brancas nesse processo, por exemplo, sabe que na maioria das vezes as peças saem do jeito que entraram na máquina: com manchas e até mesmo amareladas.

Quer dizer, então, que é possível cometer erros ao fazer uma tarefa tão simples? Sim. Por isso, vamos ajudá-lo a identificar os equívocos mais comuns.

Erros básicos que muita gente faz ao lavar roupas

  • Misturar todas as peças: lembre-se de que a máquina de lavar não é um liquidificador. As roupas devem ser separadas por cor na hora de lavar roupas. As brancas e claras podem ser lavadas juntas, as de cores escuras em um conjunto e as coloridas em outro. Em relação ao tipo, nunca misture peças finas ou delicadas com outras. Aliás, o indicado é lavar peças delicadas na mão.
  • Há uma ordem no processo de lavagem: alguns tipos de roupas costumam soltar pelinhos. São os casos de calças jeans e toalhas. A indicação, portanto, é começar com roupas claras, seguir para as coloridas, depois escuras e deixar calças jeans e toalhas por último.
  • Colocar sabão ou amaciante diretamente na roupa: se você coloca o sabão diretamente sobre a roupa, sem diluí-lo na água, a probabilidade é de estragar os tecidos. Primeiro, coloque as peças na máquina, depois cubra com água e só assim adicione o sabão. Para o amaciante, há compartimentos específicos nos aparelhos.
  • Esperar a máquina fazer milagres: lavar roupas esperando que a máquina limpe todas as manchas, sem auxílio de algum produto especial, é um grande erro. Utilize um detergente neutro, por exemplo, para manchas de gordura antes de levar as peças à máquina.
  • Ignorar os tipos de roupas: já mencionamos que nem toda peça de roupa vai à máquina de lavar. Se você acha o processo de lavagem à mão muito difícil, pode colocar algumas peças em sacos protetores e só depois inseri-las na máquina. Para quem não possui os sacos, uma boca dica é substitui-los por fronhas e amarrá-las com elásticos.

De amiga à vilã: atenção à água sanitária

Muitas pessoas costumam deixar as roupas de molho em água sanitária. É válido acrescentar, no entanto, que a quantidade de produto e a frequência desse procedimento devem ser realizadas com cautela.

Nada de deixar as peças de molho por dias ou até semanas. Uma hora de molho para as roupas brancas é mais que suficiente. Para as roupas coloridas, esqueça a ideia de usar água sanitária ou produtos com cloro. Existem no mercado produtos destinados a esses tecidos.

Na hora da secagem, quais os cuidados?

Embora seja uma tradição colocar as roupas ao sol, o ideal é secá-las à sombra e em um local ventilado. O sol pode estragar as fibras do tecido e deixá-lo ressecado.

O que achou? Sabemos o quanto é difícil seguir as recomendações à risca, por causa da rotina moderna de hoje de conciliar trabalho, casa e estudos. Então, que tal receber uma ajudinha extra quando for lavar roupas?

Entre em contato conosco para conhecer nossos serviços. Somos uma rede de profissionais diaristas que trazem segurança e conforto para seu lar e seu ambiente de trabalho.