Os passos necessários na hora de descongelar a sua geladeira

Garantir a limpeza dos ambientes é fundamental à saúde e ao bem-estar. Uma cozinha agradável depende do armazenamento de produtos. Descubra como descongelar a sua geladeira com segurança e praticidade.

Nem sempre a tarefa é simples, mas pode ser feita com mais organização e rapidez. Assim, será possível acabar de vez com odores desagradáveis, excesso de gelo e sujeira gerada por restos de comida e problemas com itens perecíveis, entre outros.

Caso a porta não feche direito, por causa da superlotação de alimentos e de potes, ou há vazamento de líquidos, é chegada a hora de colocar a mão na massa e descongelar a geladeira. A frequência dependerá do eletrodoméstico, sendo o mais indicado a cada 15 dias para reduzir o consumo de energia.

Como descongelar a sua geladeira

Programe-se para fazer a limpeza do equipamento quando houver poucos alimentos. Separe caixas de isopor, coolers ou bolsas térmicas para armazenar os mantimentos, usando pedras de gelo para manter o resfriamento fora da geladeira.

Depois, siga o seguinte passo a passo:

1. Desligue o equipamento: em alguns modelos, não é necessário desconectar o aparelho, apenas gire o termostato, ou seja, botão que regula a temperatura, para a posição indicada.

No caso de ter muitos blocos de gelo, tire o cabo de energia da tomada, evitando que a água ao escorrer entre em contato com a eletricidade.

2. Retire e acondicione bem os itens: de acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a geladeira doméstica possui temperatura entre 6 °C e 10 °C na parte inferior, ou seja, coloque frutas, verduras e legumes.

No compartimento superior, onde estão leite, queijo, patês e presunto, por exemplo, varia de 2 °C a -2 °C. Já o congelador, atinge entre -1 °C a -4 °C e o freezer varia de -14 °C e -17 °C. Mantenha os produtos como na geladeira a 4 °C.

3. Atenção ao prazo de validade: aproveite para conferir o estado de conservação e a data de duração dos itens, descartando os que tiverem estragados ou vencidos. Nos modelos frost free, pode-se começar a limpar imediatamente, senão aguarde o gelo derreter.

4. Facilite o degelo: deixe as portas da geladeira e do congelador ou do freezer abertas. Pode-se usar um ventilador ligado em direção à parte mais congelada para acelerar o processo.

Uma forma de reduzir a formação de poças d´água é colocar um pano grande ao redor do equipamento para reter o líquido que cai do seu interior. Vá tirando a água acumulada para que não escorra pelo chão.

5. Higienize todo o aparelho: depois que todo gelo desmanchar, seque as paredes e prateleiras, limpando todas as áreas internas com uma solução de bicarbonato de sódio em pó, sendo 1 colher para cada litro de água.

Nas borrachas, pode-se usar uma esponja macia com água morna e detergente. Utilize um pano com detergente neutro na parte externa, seguido de pano seco. Retire também a poeira de trás com pano seco ou espanador.

Cheirinho de limpeza

Para neutralizar odores, a dica é colocar duas pedrinhas de carvão ou um pote aberto com pó de café ou bicarbonato de sódio. Após finalizar a limpeza, basta ligar novamente o aparelho e organizar cada alimento nos compartimentos certos da geladeira.

Precisa de auxílio na higienização de ambientes? Contamos com uma rede de franqueados pelo Brasil para o agenciamento de diaristas, terceirização de mão de obra para serviços de limpeza e processos seletivos de profissionais mensalistas.

Saiba no nosso site como contratar os serviços.