Saiba como a limpeza de travesseiros ajuda no combate a alergias

Os travesseiros são companheiros das melhores e das piores noites de sono das pessoas. Eles influenciam no conforto e na saúde delas. Por isso também exigem cuidados com a limpeza para combater alergias.

Algumas pessoas preferem travesseiros altos, outras travesseiros baixos. Fofos ou não, um ou dois, cada um gosta de um jeito. E todo mundo gosta dele limpinho e sem ácaros, não é mesmo?

Quem mais sofre com os microrganismos presentes nos travesseiros são justamente aquelas pessoas que possuem algum tipo de alergia respiratória, como asma e rinite.

Os cuidados com a higiene devem começar antes mesmo da limpeza em si e ajudam no combate a alergias. Existem no mercado travesseiros com proteção microbiana e também capas protetoras.

Elas impedem a ação dos ácaros, fungos e bactérias. São eles que prejudicam sua saúde e diminuem a vida útil do produto.

É possível higienizar o travesseiro lavando-o e também fazendo uma limpeza na superfície. Antes de detalharmos como devem ser lavados, segue a dica de higienização que vai lhe ajudar.

Misture 200 ml de vinagre de vinho branco com quatro litros de água. Aplique na superfície do travesseiro com uma escova macia ou um pano. Isso pode reduzir em mais de 80% a contaminação de ácaros no travesseiro.

Lavando seus travesseiros

Ao optar por lavar seus travesseiros, verifique se na etiqueta há alguma instrução especial. Alguns sequer podem ser lavados.

A lavagem precisa ser feita com precaução. Uma lavagem mal feita pode ter como consequência a proliferação de ainda mais microrganismos.

No entanto, se ele puder ser lavado, atente-se para só fazê-lo quando puder fazer a secagem completa antes de reutilizar.

• Coloque até dois travesseiros por vez na máquina de lavar, com eles na vertical;

• Prefira o sabão líquido ao sabão em pó, que pode deixar resíduo;

• Coloque-os para secar na posição horizontal e sem luz solar direta;

• Não utilize a secadora;

• Use o ciclo de roupas delicadas;

• Repita o ciclo de enxague duas vezes para remover o sabão completamente;

• Espere que o travesseiro seque completamente antes de guardá-lo ou usar.

Se você não consegue garantir uma boa lavagem em casa, procure uma lavanderia para fazer o serviço.

Os cuidados com o sol

A não exposição ao sol é muito importante ao fazer a limpeza de seus travesseiros. O sol aquece o tecido úmido e as fibras internas. Com isso há maior proliferação de ácaros.

A ação dos raios ultravioletas também contribui para que o travesseiro fique amarelado.

O sol é recomendado para quando os microrganismos ficam na superfície, como lençóis e roupas. Esse não é o caso dos travesseiros. Neles os ácaros estão em seu interior, onde há muita umidade.

Dessa forma, o sol aumenta a proliferação dos ácaros e demais bactérias, além de pulverizar fezes e cadáveres de ácaros, principais agentes das alergias.

Por isso, busque expor seus travesseiros em ambientes arejados e ventilados, sob luz indireta. Isso aumentará a durabilidade de seu produto e vai preservar sua saúde.

É recomendado trocar os travesseiros a cada dois anos. Após esse período, em média 25% do seu peso é constituído por ácaros vivos e mortos, e bactérias. Para evitar a proliferação delas, troque-os nesse período. Isso vale mesmo que a higienização seja frequente.

Entre em contato conosco e acesse nosso site para contratar profissionais que saberão lidar com seus travesseiros e roupas de cama.