6 cuidados essenciais para deixar a casa segura para idosos

A segurança na melhor idade é uma questão de constante preocupação.

Seja para aqueles idosos que necessitam de maiores cuidados pessoais, seja para os que se mostram mais independentes e ativos, algumas medidas devem ser tomadas para assegurar uma casa segura.

Neste texto, juntamos 6 cuidados essenciais para deixar a casa segura para idosos.

Confira as medidas para deixar a residência segura para sua família!

1 – Iluminação

A iluminação é algo que merece um especial cuidado quando o assunto é segurança para os idosos.

Todos os ambientes devem possuir uma boa e adequada iluminação, com interruptores facilmente acessíveis, especialmente em corredores e cômodos com móveis e obstáculos.

Dessa forma, evita-se que locais mal iluminados dificultem a visão dos idosos, o que pode fazer com que não enxerguem obstáculos e móveis com que podem se chocar, causando possíveis machucados ou quedas.

O ideal é que os interruptores sejam substituídos por sensores de presença. Com isso, o idoso não precisará procurar o interruptor, já que assim que entrar no ambiente as luzes se acenderão.

2 – Móveis sem pontas agudas

Para complementar o cuidado com a iluminação, outra medida importante é evitar móveis que possuam pontas agudas que possam ferir o idoso.

Isso porque qualquer lesão é infligida de forma mais fácil em pessoas na terceira idade. As dores também costumam ser maiores.

Assim, é preciso cuidar das pontas dos móveis. Você pode, por exemplo, substituir aqueles com pontas agudas por modelos com pontas redondas.

Não sendo possível a substituição, uma boa e econômica ideia é utilizar silicone para os locais mais pontudos. Esse material pode ser encontrado em qualquer loja de materiais de construção.

3 – Barras de apoio

A instalação de barras de apoio é um dos cuidados mais essenciais para uma casa segura para idosos.

Os locais em que serão instaladas devem ser aqueles em que o idoso costuma passar mais frequentemente. Alguns exemplos incluem corredores, paredes perto da cama e em locais de circulação, próximo ao vaso sanitário e no chuveiro.

4 – Banheiros

Para garantir a segurança dos idosos, os banheiros da casa precisam ser adaptados.

Além das já mencionadas barras de apoio, outras modificações precisam ser feitas no banheiro, incluindo um piso antiderrapante, um assento sanitário mais elevado e tapetes de borracha nas áreas molhadas, como no chuveiro e na sua saída.

5 – Sem tapetes

Embora os tapetes sirvam para agregar estética à decoração de uma casa, eles são perigosos em uma casa com idosos. Isto se dá porque podem causar uma série de acidentes.

Tapetes grandes, por exemplo, se forem posicionados de forma inadequada, tornam os idosos propensos a tropeços e quedas, ao passo que os menores os expõe ao risco de escorregar.

Quando o assunto é segurança para idosos, o único tapete que cumpre esse requisito é aquele feito de borracha, que podem ser usados em locais como o banheiro, conforme mencionado, mas também na cozinha e na área de serviço.

6 – Fios

Em qualquer residência, mas especialmente naquela com idosos, fios mal posicionados no piso são extremamente perigosos, uma vez que aumentam o risco de quedas.

Para evitar esse risco, o ideal é fixar os fios em paredes, com o uso de fitas e canteiras adequadas.

Após deixar a casa segura para o idoso, outro passo é cuidar da sua limpeza.

Conte com a Mary Help, com suas 68 unidades franqueadas, para contratar um serviço de limpeza profissional e de qualidade. Clique aqui para entrar em contato!