6 dicas de manutenção e limpeza das escovas de dente

6 dicas de manutenção e limpeza das escovas de dente

Tão importante como a forma e a quantidade de vezes que você escova os dentes é a forma como você cuida da sua escova bucal. O instrumento tem contato direto com nossas mucosas e se for usado de forma inadequada, pode fazer a função inversa e conduzir vírus e bactérias para nossas bocas.

Limpar e fazer a manutenção correta das escovas de dente é uma tarefa simples, mas requer a tomada de cuidados contínuos, afinal na maioria das casas as escolhas são armazenadas em armários e gavetas dentro do banheiro, um dos lugares da casa onde mais circulam coliformes fecais e bactérias.

Apenda agora dicas de manutenção e limpeza das escovas de dente que vão garantir a higiene e a segurança das suas escovações diárias.

Não compartilhe escova de dente

Escova de dente é um utensílio de uso pessoal e não deve ser usado por mais uma pessoa. Nossa boca hospeda bactérias especificas que muitas vezes são inofensivas a nossa saúde, mas que pode causar complicações em outras pessoas. Além disso, pode conduzir bactérias da boca da outra pessoa para a nossa e gerar grandes problemas.

Por isso, a expressão “juntar as escovas de dente” para referias às pessoas que se casam, deve ser usada mesmo só como jargão. É válido lembrar que a mucosa de crianças é ainda mais sensível, então não se deve compartilhar escova de dente com os filhos.

Não use qualquer produto para limpar suas escovas de dente

Na hora de limpar a sua escova de dente, não use aquelas receitas mirabolantes geralmente indicadas na internet, como vinagre, água oxigenada, entre outros. O produto mais indicado para matar bactérias e fazer a manutenção das cerdas sem danificá-las é o antimicrobiano o Gluconato de clorexidina, facilmente encontrado nas farmácias.
Guarde sua escova de dente em local adequado

A indicação de especialistas é que as escovas sejam guardas em um copo, com cerdas para cima e sozinhas. Uma vez que escovas são colocadas com outras é a mesma coisa de compartilhar o utensílio porque permite que as escovas troquem bactérias.

Além disso, elas não devem ser guardadas em armários ou gavetas, por mais que postas em locais abertas pareça que elas estão mais vulneráveis, elas precisam ficar em um lugar fresco e arejado para evitar a unidade e a proliferação de bactérias.

Elimine a umidade das escovas

Ao terminar a escovação você pode dar aquela famosa batidinha na borda da pia com o cabo da escova para reduzir a umidade. Logo depois você pode enxugar melhor a escolha com uma toalha de papel.

Para reduzir a unidade, evite usar toalhas ou pano, pois eles podem ser importantes condutores de bactérias.

Não cubra sua escova de dente

É muito comum compramos escova de dente com aquela proteção de plástico. Esse mecanismo até tem utilidade quando a gente leva a escova na bolsa ou na mochila, mas em casa o mais indicado é não usar a capa de plástico. Pois o que seria uma proteção, vai conservar a umidade e fazer da escova um espaço propício para o crescimento de bactérias.

Cuidado com o tempo de descarte: não estabeleça relação de fidelidade com sua escova de dente. O indicado é que elas sejam trocadas por uma nova a cada 3 meses ou quando a cerdas começam a dar sinais de desgaste.