Você sabia que limpar a casa no inverno requer alguns cuidados?

Com a chegada do inverno, é natural que as pessoas sintam aquela preguiça e diminuam a frequência com que limpam a casa. Acontece que, quando o lar não está devidamente limpo, principalmente na estação mais fria do ano, a proliferação de fungos e bactérias aumenta, prejudicando a saúde de seus moradores. Pensando nisso, separamos 3 dicas essenciais que te ajudarão a cuidar melhor do seu lar. Acompanhe.

3 dicas que te ajudarão a cuidar da casa no inverno

1. Abra a janela e deixe o ar circular nos cômodos: Apesar de no inverno buscarmos por temperaturas e ambientes mais quentes, é fundamental que nesta época do ano evite-se manter as janelas fechadas durante um longo período de tempo.
Quanto mais tempo uma casa fica fechada, maior a proliferação de ácaros e mofo, aumentando o risco de gripes e complicações respiratórias. Para combatê-los, a casa deve estar sempre bem ventilada e iluminada pelo sol.
O ideal é que as janelas fiquem abertas por no mínimo duas vezes ao dia, para que o ar seja renovado e os cômodos fiquem bem ventilados.

2. Use o aspirador de pó e panos úmidos: Como o inverno é a estação do ano a qual estamos sujeitos a sofrer de reações alérgicas por conta da presença de microrganismos, é recomendado que se aspire a casa.
Ao simplesmente varrer a casa, aquela sujeira que não é visível a olho nu não é completamente removida, ela somente muda de lugar. Por isso a importância do uso do aspirador de pó.
A mesma recomendação é válida para os espanadores. Se você é adepta (o) ao uso de espanadores para remover o pó dos seus móveis, saiba que você só está fazendo com que eles troquem de lugar. Em seu lugar, opte pelo uso de panos úmidos.

3. Estenda suas roupas e jogo de cama ao sol: O Brasil é um país tropical, isso significa que o clima que predomina é o quente. Sendo assim, nossas roupas de inverno ficam guardadas por um longo tempo até finalmente serem usadas.
Acontece que durante este período, mesmo guardadas, elas acumulam pelos, pó e até mesmo alguns ácaros. Não deu tempo de lavar as roupas e eliminar o desagradável “cheiro de guardado”? Basta deixá-las estendidas sob a luz do sol.
Os raios solares são os principais inimigos dos ácaros, sendo assim, não hesite em estender suas roupas durante o dia. O mesmo vale para seu jogo de cama: Lençóis, cobertores, fronhas e principalmente, travesseiros. Se possível, coloque o colchão no sol, no mínimo uma vez por semana.

Os cômodos mais afetados pelas bactérias

Os ambientes mais infectados por fungos e bactérias são a cozinha e o banheiro. No inverno, a limpeza do banheiro deve ser feita de forma ainda mais cuidadosa, já que ele acumula umidade decorrente do vapor do chuveiro, que pode resultar em mofo.

Como você pode ver, a limpeza da casa durante o inverno requer alguns cuidados extras, que muitas vezes passam despercebidos. Para te ajudar a manter sua casa devidamente higienizada e livre de agentes causadores de problemas de saúde, você pode buscar pelo serviço de profissionais especializados em limpezas de residências e empresas. Visite nosso site e conheça nosso trabalho.