Você já ouviu falar em limpeza sustentável?

Sustentabilidade significa viver nossas vidas e atender às nossas necessidades de uma forma que não prejudique a capacidade das gerações futuras de atender às suas próprias necessidades.

Tornar a limpeza mais sustentável é, basicamente, limpar as coisas com menos recursos materiais e energia para cada trabalho, minimizando os impactos ambientais e o desperdício.

É claro que é essencial que a limpeza sustentável mantenha um bom nível de desempenho. Para ser eficiente em termos de recursos, os produtos devem fazer com que as coisas sejam limpas corretamente desde a primeira vez. Se isso não acontecer, uma nova lavagem ou uma superdosagem de produtos pode causar ainda mais pegada ambiental do que o método tradicional de limpeza.

Por isso, a limpeza sustentável é um tema em evidência e tem se tornado parte das pautas de muitos governos, empresas e famílias ao redor do mundo.

Princípios da limpeza sustentável

A limpeza está relacionada a muitos aspectos importantes para o ser humano. Se o seu desempenho for ruim, pode prejudicar a saúde e o bem-estar das pessoas, além de desgastar as coisas mais rapidamente. A limpeza mantém tudo em condições de uso para que possa ser usada continuamente — imagine como os recursos diminuiriam se jogássemos roupas, pratos e móveis fora quando ficassem sujos!

A limpeza é fundamental, isso já está estabelecido. Mas se ela utilizar substâncias químicas que degradam o meio-ambiente ou utilizar grandes quantidades de água no seu processo produtivo, os efeitos da limpeza podem ser nocivos.

Pensando nisso, a limpeza sustentável busca utilizar produtos ambientalmente conscientes e que, ao mesmo tempo, sejam eficientes. Afinal, um produto de limpeza fraco não tem valor para o usuário nem é viável a longo prazo para o fabricante.

Sustentabilidade durante o ciclo de vida de um produto

Recursos importante como materiais, energia e água são usados em muitos estágios diferentes do “ciclo de vida” de um produto de limpeza, desde a fabricação do produto, passando pelo transporte e armazenamento nos supermercados, até o ponto em que é usado para limpeza e tem suas embalagens descartadas após o uso.

Melhorar a sustentabilidade significa encontrar maneiras de obter uma melhoria geral em todo o ciclo de vida. Por exemplo, conceber um produto que consome menos energia para fabricar não faria sentido se precisasse do dobro de água para ser utilizado.

Sustentabilidade doméstica

Sustentabilidade também significa ter produtos e equipamentos que sejam acessíveis para aqueles que os usam, além de financeiramente viáveis e que ofereçam empregos estáveis para as pessoas e empresas que as produzem.
A sustentabilidade social diz respeito à saúde e ao bem-estar — a limpeza protege nossa saúde ao remover germes ou substâncias nocivas e contribui para o nosso bem-estar ao manter nossas casas e roupas limpas e confortáveis. Mas a limpeza não deve prejudicar a saúde. Os produtos e equipamentos devem ser seguros para os usuários e fabricados com segurança para que não prejudiquem os funcionários que os produzem.

Assim, podemos resumir limpeza sustentável como a preservação dos recursos do planeta e uma forma de garantir que o meio ambiente e a vida selvagem não sejam prejudicados, seja quando os produtos de limpeza forem fabricados, usados ou descartados após o uso.

Pensando na preservação do planeta, conheça e contrate os nossos serviços de diarista e mão-de-obra de limpeza altamente especializada! Prezamos por métodos e produtos ambientalmente conscientes em toda a nossa rede composta por mais de 68 unidades franqueadas no Brasil.

Conheça nossos serviços agora mesmo!